Uma nova ponte será construída sobre o Lago Paranoá e fará a ligação entre o Eixo Norte e a área central de Brasília. A obra conectará a via L4 Norte à BR-020, próximo a Sobradinho.O projeto é uma parceria público-privada (PPP) – na modalidade concessão administrativa e tem investimento previsto de cerca de R$ 38 milhões. Com duração de 25 anos, a parceria envolve construção, manutenção e conservação do novo empreendimento.
O projeto também passará por consulta pública virtual — organizada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) — para que seja discutido com a população. A consulta ocorre entre a próxima segunda-feira (11/4) e 13 de maio. Para participar, basta enviar sugestões por escrito para o e-mail consultansn@semob.df.gov.br.
Também serão aceitas sugestões enviadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, no Protocolo da Semob — SAUS, Quadra 1, Bloco G, Edifício Valec, Sobreloja, Brasília-DF (CEP 70073-901). Tanto para as sugestões enviadas por e-mail quanto para as enviadas por carta é preciso conter identificação da pessoa física ou jurídica e que seja referente ao projeto da nova Saída Norte.
Além da consulta, a Semob organizará uma audiência pública no dia 29, às 10h, para discutir o projeto. A sessão ocorre no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) — Edifício SAM, Bloco C , Setor Complementares, Edifício-Sede do DER. As informações para participação estão disponíveis no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (8/4).
Prevista no Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (Lei nº 4.566, de 04 de maio de 2011), a nova Saída Norte possuirá infraestrutura cicloviária, com ciclovia e ciclofaixas, além de faixas exclusivas para ônibus do sistema público de transporte coletivo.