As vendas de ovos de Páscoa tendem a aumentar de 9% a 12% em 2022, no Distrito Federal, segundo o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista DF). Em 2021, o percentual de aumento foi de 4%.
Segundo o sindicato, a alta nas vendas se deve, em grande parte, à presença de mais consumidores nas lojas, em razão do aumento dos índices de vacinação contra covid-19. Em 2021, o comércio também passou por um lockdown.
Apesar da alta nas vendas, o consumidor vai sentir no bolso. De acordo com Sebastião Abritta, o presidente do Sindivarejista, o gasto médio deve sair dos R$ 70 do ano passado, aumentando para R$ 110 em 2022, um reflexo da alta nos preços de produtos nacionais, que subiram, em média, 10%. Já os importados subiram 15%.
Mesmo com a alta, o sindicato destacou que há consumidores que compram mais de 25 ovos de chocolate para presentear amigos. Os ovos de páscoa marrons tendem a ser os mais procurados, representando 85% da demanda dos consumidores. Os pagamentos por cartão de crédito e débito correspondem a 59% dos pagamentos realizados. Confira a fala do presidente do Sindivarejista: