Um novo complexo rodoviário será pensado para a população do Distrito Federal. Formado por 16 km de pistas e 23 viadutos, passando por duas pontes sobre o Lago Paranoá, a proposta da nova Saída Norte pretende ligar o Plano Piloto à BR-020, próximo a Sobradinho.
O local será construído pelo Governo do Distrito Federal por meio de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa. O investimento previsto é de R$ 3,8 bilhões, e o contrato vai durar 25 anos. A empresa vencedora deverá construir o complexo em aproximadamente quatro anos, devendo fazer a conservação e a manutenção durante o prazo contratual.
A obra consta no Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTU), e foi recomendada para reduzir o trânsito na via que passa pela Ponte do Bragueto, além de servir como alternativa de acesso ao Plano Piloto para as regiões do Itapoã e Paranoá. O projeto está em debate com a população e pode ser acessado no site da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).
A pasta responsável realizará uma audiência pública presencial para apresentar o projeto e debater com a população. O encontro será a partir das 10h da próxima sexta-feira (29/4), no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). Durante a audiência, os interessados também poderão participar por meio de mensagens no WhatsApp, em número a ser divulgado pela secretaria. A audiência será transmitida ao vivo pelo canal da Semob no YouTube, e a gravação ficará disponível para consultas.
Projeto
A obra vai beneficiar toda a região norte, que conta com população de quase meio milhão de habitantes. A via absorverá parte do trânsito do Trevo de Saída Norte e Ligação Torto-Colorado, por onde passam cerca de 120 mil veículos por dia. Com prioridade para o transporte público, a obra reduzirá o volume de tráfego e o tempo de deslocamento, trazendo benefícios para o meio ambiente com a diminuição da poluição causada pela emissão de gás carbônico.
Além das pistas e viadutos, a nova saída contará com a estrutura para a implantação de transporte coletivo no sistema de BRT. A previsão é de uma faixa exclusiva de BRT no sentido de ida e de volta, ao lado do canteiro central, incluindo terminais e passarelas. Cada sentido da via contará com mais três faixas de tráfego. Ao longo de toda a via, haverá faixas exclusivas para ciclistas e calçadas para uso dos pedestres.
O ponto inicial será na Asa Norte, logo após o campus da Universidade de Brasília (UnB). Ali serão feitas as obras de interseção com a L4 Norte, oferecendo opções de entrada e saída na ponte que servirá de travessia do Lago Paranoá para a península norte. Será uma ponte estaiada, elaborada a partir de projeto feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1987, com aproximadamente 1,2 mil metros de extensão.
Após a ponte, a pista vai atravessar a península norte. Nesse trecho, a obra contará com dois túneis e as vias de interseção com a Estrada Parque Península Norte (EPPN). As passagens subterrâneas, antes e depois da EPPN, servirão para reduzir o impacto sonoro do trânsito naquela região.
Já a travessia da península para o setor de mansões do Lago Norte será por meio de outra ponte, de tamanho menor. No trecho final, a obra seguirá com uma via que passa pelo Taquari, fazendo interseções com a DF-005 e a DF-001, indo até a interseção com a BR-020.
Participação
Os estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica, bem como as respectivas minutas de edital e contrato que subsidiarão a futura licitação da PPP, estão disponíveis no site da Semob. Qualquer pessoa ou empresa pode participar dos debates sobre o projeto.
O prazo para manifestação por escrito foi aberto no dia 11 de abril, e as contribuições podem ser enviadas até 13 de maio para o endereço eletrônico consultansn@semob.df.gov.br.
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