As famílias que se reúnem neste domingo (17/4), para celebrar a Páscoa no Distrito Federal devem enfrentar um clima seco durante as horas mais quentes do dia. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o órgão, a umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 95%, e a temperatura pode alcançar a casa dos 28ºC durante a tarde. Por isso, o órgão pede atenção: além do chocolate, os brasilienses devem desfrutar e fazer bom uso da água (confira orientações abaixo).
De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, a temperatura mínima na madrugada foi de 14,7ºC no Gama. Apesar do clima seco, a chance de chuva se mantém na capital federal: será um domingo de muitas nuvens, e possibilidade de chuvas isoladas. "Nós estamos em uma zona de instabilidade e que proporciona a variação do clima. Hoje, a previsão é de bastante nebulosidade, porque estamos próximos a um sistema de alta pressão. Há sim, possibilidade de chuva, mas não é alta. Na última quinta, tivemos registros significativos de chuva, mas entre sexta e sábado isso diminuiu. A tendência é voltar a um padrão de chuva, mas não tão significativo", explica.
Andrea reitera, ainda, que a chuva prevista para este domingo de Páscoa será semelhante à dos últimos dias de abril: pontual. “Ainda não choveu muito na cidade durante o mês.. Na primeira semana, tivemos uma atuação da massa de ar, o que contribui para chuvas mais intensas. Mas os registros nas nossas estações ainda estão abaixo da média esperada do mês, que é de 145,2mm”, ressalta. A estação que mais registrou chuva foi em Águas Emendadas, que teve um acumulado de 65,6mm, o que representa 45% da média esperada para o mês.
Em seguida, vem o Gama, com 55,8mm (38% da média esperada). No Paranoá, já choveu 22mm (15% da média). O mesmo valor foi registrado na estação meteorológica do Sudoeste. “Onde não chove muito é Brazlândia, que caiu 2,4mm (2% da média)”, explica Andrea.
Previsão para a semana
Segundo Andrea, o padrão da climatologia se mantém para o longo da semana. “Pelo menos até o meio da semana, não há previsão de chuva. As temperaturas tendem a evoluir. Amanhã (segunda-feira), devem alcançar a casa dos 29ºC. No caso da umidade relativa do ar, as pessoas também devem ter cuidado. Devemos ter variação entre 30% e 35%, e bastante nebulosidade. Os próximos dias devem amanhecer sem muitas nuvens. Então serão dias mais secos e mais quentes”, completa.
Confira a orientação para cada nível de medição:
Entre 21% e 30% por cinco dias consecutivos: estado de atenção
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
- Consumir água à vontade.
Entre 12% e 20% por dois dias seguidos: estado de alerta
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.
Abaixo de 12% por dois dias seguidos: estado de emergência
- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
- Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h;
- Manter os ambientes internos úmidos.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.