PLANALTINA

Movidos pela fé, pagadores de promessas vão ao Morro da Capelinha

Após dois anos sem ser realizada por conta da pandemia de covid-19, a tradicional Via Sacra do Morro da Capelinha volta a ocorrer neste ano

Júlia Eleutério
postado em 15/04/2022 12:48 / atualizado em 15/04/2022 12:48
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB)

Sob sol forte e muito calor, os pagadores de promessas chegaram cedo no Morro da Capelinha, em Planaltina, para cumprir as graças alcançadas nesta Sexta-feira da Paixão (15/4). Com as pernas machucadas após subir o trajeto de cerca de 1km de joelhos, Guilherme Rocha, 19 anos, conta que a fé não o fez desistir no caminho. "É gratificante. O percurso é difícil, mas eu mantive a fé em Deus. Em nenhum momento eu pensei em me entregar", celebra o morador de Planaltina.

Acompanhado da mãe Anesia Rocha, 49 anos, o jovem prefere não comentar qual é a promessa e diz que ainda não está totalmente realizada, mas já vê motivos para agradecer. "Um homem quando não tem fé, ele não tem nada. É uma das coisas que eu aprendi na vida e quero passar para as pessoas", destaca Guilherme, que demorou cerca de três horas para concluir o percurso.

  • Fiéis no Morro da Capelinha, para a tradicional Via Sacra, em Planaltina Marcelo Ferreira/CB
  • Acompanhado da mãe, Guilherme prefere não comentar qual é a promessa e diz que ainda não está totalmente realizada, mas já vê motivos para agradecer Marcelo Ferreira/CB
  • Guilherme demorou cerca de três horas para concluir o percurso Marcelo Ferreira/CB
  • Espetáculo retorna neste ano, após suspensão de dois anos, por conta da pandemia da covid-19 Marcelo Ferreira/CB
  • Autoridades esperam receber público de até 100 mil pessoas Marcelo Ferreira/CB

Após dois anos sem ser realizada por conta da pandemia de covid-19, a tradicional Via Sacra do Morro da Capelinha volta a ocorrer neste ano. Às 12h, a transmissão no YouTube começará diretamente do Colégio Centrão. A previsão de chegada do grupo da encenação ao Morro da Capelinha é às 14h. A celebração da Cruz começará às 15h e a encenação da Paixão de Cristo, às 16h.

Para quem quer cumprir o trajeto da subida assim como Guilherme, o jovem ressalta que, apesar das críticas, a pessoa tem que fazer por si e não pelos outros. "As pessoas falam que você não vai conseguir e que está fazendo para aparecer. Eu acho que o importante mesmo é fazer por você e por Deus", destaca ainda cansado após finalizar o caminho.

Há seis anos, Aline Batista, 32 anos, vai ao Morro no dia da sexta-feira da Paixão pagar uma promessa e acender uma vela. "Meu pai se livrou do alcoolismo e todo ano eu pago a promessa desde que ele foi liberto", conta a moradora de Planaltina. "Eu venho para pedir uma graça também", comenta Aline, que ficou desempregada na pandemia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação