Violência

Fenaj e Sindicato dos Jornalistas lamentam ataque a repórter da Globo

Federação Nacional dos Jornalistas cobra que investigação esclareça reais motivações para o crime e se há alguma ligação com a profissão de Gabriel Luiz

Correio Braziliense
postado em 15/04/2022 11:00 / atualizado em 15/04/2022 11:05
 (crédito: Instagram/ reprodução)
(crédito: Instagram/ reprodução)

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) lamentaram, na manhã desta sexta-feira (15/4), o ataque sofrido pelo repórter da TV Globo Gabriel Luiz, 28 anos. O jornalista foi esfaqueado na noite desta quinta-feira (14/4) perto de casa, no Sudoeste. O estado dele é grave. 

Em nota, a Fenaj disse que "espera que os fatos sejam investigados com celeridade e que os responsáveis sejam identificados e punidos." A Federação também cobrou uma investigação sobre as motivações para o crime. "Diante da escalada da violência contra jornalistas no Brasil, é preciso uma averiguação criteriosa da motivação do crime, para que seja esclarecido se está vinculado ao exercício profissional", afirmou. 

Por fim, a federação repudiou todo tipo de violência praticada contra jornalistas. "A Fenaj reitera seu repúdio à violência, em especial a praticada contra profissionais da imprensa, que cumprem o importante papel de levar informações verdadeiras à sociedade", disse. 

O Sindicato dos Jornalistas do DF prestou, pelo Twitter, solidariedade ao repórter e também cobrou uma investigação sobre o caso. "Esperamos que o caso seja investigado com rigor. Toda nossa solidariedade ao colega e estamos na torcida para que ele se recupere o mais breve possível", disse. 

Esfaqueamento Gabriel Luiz 

O repórter foi esfaqueado por dois homens por volta das 23h20 perto do supermercado Pão de Açúcar no Sudoeste. Imagens de câmera de segurança mostram os suspeitos do crime perseguindo o repórter. Outras imagens mostram o momento em que Gabriel corre ensaguentado para pedir socorro na portaria do prédio em que mora. 

O repórter recebeu cerca de 10 facadas e teve perfurações de órgãos vitais, como pulmão e veias no pescoço e estômago. 

Gabriel foi socorrido com hemorragia e levado ao Hospital de Base. Durante a madrugada, ele passou por cirurgias e o quadro dele é estável. Ele deve  ser encaminhado para a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas próximas horas. 

  • Região no Sudoeste onde repórter da Globo Gabriel Luiz mora e foi esfaqueado Marcelo Ferreira/ CB/ D.A Press
  • Região no Sudoeste onde repórter da Globo Gabriel Luiz mora e foi esfaqueado Marcelo Ferreira/ CB/ D.A Press
  • Gabriel Luiz, repórter da TV Globo, é esfaqueado no Sudoeste Reprodução/TV Globo

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação