Para os cristão, a Páscoa simboliza renascimento e renovação de esperanças. Em homenagem a esse dia, as equipes que trabalham no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) entraram no clima simbólico e decidiram não deixar a data passar em branco para os bebês que lutam pela vida internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
No intuito de tornar o momento de internação mais leve e menos doloroso também para as mães desses bebês, ensaios fotográficos promovidos pelo HRSM se tornaram tradição. O cenário temático preparado pelas técnicas de enfermagem não faltaram detalhes de fofura, começando pelos lindos bebês rodeados de cenouras e coelhos de Páscoa.
Os modelos deram um show fantasiados com orelhas alongadas de várias cores: laranja, brancas, floridas, amarronzadas e azuis. Cada detalhe foi registrado pela fotógrafa profissional Tatiana Araújo, que se voluntariou para o ensaio.
Um dos objetivos da iniciativa é humanizar o atendimento e dar a oportunidade para que as mães levem boas recordações do HRSM. Durante o ensaio, todas as medidas e cuidados com os bebezinhos foram tomadas, e as mães ficaram extremamente empolgadas.
Antes do ensaio, cada recém-nascido foi avaliado previamente para a constatação de que o quadro clínico encontrava-se estável. Os bebês foram posicionados com auxílio da equipe de fisioterapia, e todos os itens utilizados nos cenários foram higienizados antes e após cada bebê fotografado.
Já na Unidade de Cuidados Intermediários, quatro bebês participaram da ação. Os cliques foram feitos pela chefe do Serviço de Enfermagem, Lorena Cardoso Mendes, e pela enfermeira rotineira, Rosane Abreu Medeiros, que também montou o cenário preparado semanas antes em conjunto com o terapeuta ocupacional com recursos doados pela própria equipe.
Confira o resultado:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.