Após dias de calor e secura, o Distrito Federal registrou chuvas na manhã desta sexta-feira (8/4). O aumento da umidade e a forte onda de calor proporcionaram o momento para refrescar os brasilienses. Em vídeos e fotos enviados para o Correio, foi possível ver a chuva, por volta de 8h, em algumas localidades da capital, como no Plano Piloto e nas regiões próximas ao centro da capital.
O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Olívio Bahia esclarece que essa chuva ainda é registro do calor do dia anterior que, junto com a umidade mais alta, causou uma instabilidade no tempo. “Entrou um pouco mais de umidade na área central, então com calor e umidade, você tem esse comportamento da atmosfera que acabou gerando instabilidade agora pela manhã”, explica Olívio.
Saiba Mais
Mesmo com esse registro, Olívio ressalta que é algo bem isolado na capital. “A gente vai ficar com essa pancada. Quando você olha na imagem de satélite, você vê que é bem pontual, ali é um pontinho que a gente está observando ali”, indica o meteorologista sobre os locais do DF com chuvas.
No entanto, a previsão ainda é de um dia quente na capital. Segundo o Inmet, a temperatura máxima pode chegar aos 30ºC no período da tarde. Nas horas mais quentes, a umidade relativa do ar ficará em torno de 45% com o sol marcando presença.
“Provavelmente, a gente deva ter ao longo do dia alguma abertura de sol, a temperatura deve subir, só que aumentou um pouco essa condição de chuva", destaca Olívio. Para os dias quentes, é importante que os brasilienses reforcem o protetor solar, evitem a exposição ao sol nas horas mais quentes, tomem bastante água e não façam atividades nos períodos de menor umidade.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.