Visando a promover a saúde da comunidade escolar por meio da educação das crianças, o Programa Saúde na Escola (PSE) vai visitar 365 unidades da rede pública de ensino do Distrito Federal até sexta-feira (8/4). O projeto, do Ministério da Saúde, desenvolve atividades lúdicas em torno de 13 temas, como saúde ambiental, alimentação saudável, cultura de paz e saúde bucal.
Há, por exemplo, atividades com os personagens Coronavírus, Vacina e Mosquito da Dengue. As ações podem variar entre teatrinhos, palestras, rodas de conversa e oficinas. A escolha fica por conta da equipe de saúde da família da Unidade Básica de Saúde (UBS) responsável pelo território da escola.
Na Escola Classe 29 de Ceilândia, cerca de 180 alunos, de 5 a 12 anos, participaram da primeira ação da Semana Saúde na Escola, organizada por oito servidores da UBS 2 da região.
Saiba Mais
- Cidades DF Assaltante que colocou arma na cabeça de ministro do TCU é preso
- Cidades DF Casal esconde 1kg de droga em roupa de bebê e acaba preso no DF
- Cidades DF Audiência pública vai discutir criação da região administrativa de Arapoanga
- Cidades DF DF e Goiás inauguram Sistema Produtor Corumbá IV para durar uma década
Os profissionais de saúde confeccionaram fantasias, escreveram roteiros e ensaiaram as esquetes sobre covid-19 e dengue. Com uma linguagem simplificada e de forma lúdica, eles explicaram o que é o coronavírus, quais os sintomas e como se proteger. Os temas abordados são atuais, e as crianças se envolvem porque são pessoas de fora. A novidade empolga os estudantes.
A equipe da UBS 2 de Ceilândia promove ações constantes na escola, como no retorno às atividades presenciais, quando realizou também uma atividade de educação em saúde para prevenir a contaminação pelo coronavírus. Em outro momento, a dentista que atende na unidade de saúde abordou a importância da higiene bucal e distribuiu kits com escova, creme dental e fio dental para as crianças.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.