O Programa Administração Regional Digital 24h foi anunciado, na manhã desta terça-feira (5/4), pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O novo projeto pretende reunir em um site todas as demandas da comunidade, desde uma reclamação de buraco na pista até um pedido de poda de árvore. A promessa é oferecer um serviço com respostas rápidas ao cidadão.
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Presente na cerimônia de lançamento para a assinatura do decreto, o governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou que esse é um programa de coragem para receber as reclamações da população que facilitará o trabalho do governo. “Não dá pra ver tudo, a gente precisa de um olhar da comunidade”, ressaltou o chefe do Executivo local. “A gente tem que dar às pessoas facilidade, inclusive para reclamar. Eu acho que o importante é você ter coragem de ouvir a reclamação e tentar buscar a solução”, avaliou Ibaneis.
Segundo o governo, o objetivo é garantir que todos os serviços prestados pelas Administrações Regionais possam ser solicitados e atendidos pelo programa, unindo o funcionamento 24h por dia de segunda a domingo com redução de burocracia e monitoramento por parte de vários órgãos do governo local. Com isso, as reclamações agora podem ser feitas pelo site, presencialmente nas administrações ou pelo telefone 162.
O secretário de governo do DF José Humberto ressaltou que, mesmo com o serviço novo, todas as administrações regionais vão continuar funcionando normalmente. “Nós queremos desburocratizar, chegar mais perto do cidadão, aumentar a nossa resolutividade dos problemas e sem custo adicional, é a otimização dos recursos públicos”, pontuou Humberto, acrescentando que o programa foi testado na semana passada e terá os reajustes necessários, conforme a necessidade.
Ao todo, são 33 serviços oferecidos. Essa é a primeira fase do programa que está baseado praticamente nos serviços que a população precisa com mais rapidez. Na próxima etapa, o governo pretende inserir as opções envolvendo burocracia, como os alvarás e habite-se. “É um avanço muito grande da administração pública junto ao cidadão para que ele tenha acesso ao serviço público”, completou Humberto.
Apresentando o programa, o secretário executivo das Cidades Valmir Lemos destacou que, com a ferramenta nova, o governo fará o acompanhamento por meio do portal de todas as demandas. “Os administradores saberão o que está sendo pedido, os gestores estarão sabendo do que os administradores precisam e o GDF terá um raio X mais claro para aquilo que interessa mais diuturnamente a sua população”, comentou Valmir, concluindo que alguns serviços poderão ser retirados do programa e outros podem ser incluídos.
Confira alguns dos 33 serviços oferecidos pelo portal:
- Tapa buracos em vias públicas;
- Desobstrução de bueiro;
- Limpeza de boca de lobo;
- Manutenção de calçada, de meio-fio, de rampa, de faixa de pedestre, de galerias pluviais, de iluminação pública, de estradas e rodovias;
- Manutenção de placas rodoviárias, de endereçamento e turismo;
- Poda de árvore em área pública;
- Roçagem de mato, capim;
- Instalação de semáforos;
- Recolhimento de veículos abandonados;
- Sinalização de trânsito em vias públicas;
- Manutenção de abrigo de ônibus.
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