Benefício

Pagamento da quarta parcela do Cartão Gás é liberado

Cerca de 70 mil famílias em vulnerabilidade social são contempladas pelo programa, que liberou, nesta quinta-feira (1º/4), o benefício de R$ 100 para compra do botijão de gás

Correio Braziliense
postado em 01/04/2022 10:18 / atualizado em 01/04/2022 10:18
O benefício vale por 18 meses e deve ser utilizado em estabelecimentos cadastrados -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
O benefício vale por 18 meses e deve ser utilizado em estabelecimentos cadastrados - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

As famílias que participam do programa Cartão Gás já podem fazer uso do benefício: o pagamento da quarta parcela foi liberado, nesta quinta-feira (31/4). Com o vale, beneficiários recebem auxílio financeiro, em parcelas bimestrais, no valor de R$ 100, para comprar botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo. O benefício, que vale por 18 meses, pode ser utilizado apenas nos estabelecimentos cadastrados no programa para compra exclusiva do botijão de cozinha.

Cerca de 70 mil famílias em vulnerabilidade social são contempladas pelo programa. “Com a inflação dos alimentos e dos combustíveis, que afeta o gás de cozinha, e a crise gerada pela pandemia, muitas famílias tiveram poder de compra prejudicado”, ressalta Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social. Neste mês, cerca de 1.800 novas famílias passaram a receber o benefício, após a exclusão de beneficiários que se tornaram inelegíveis com a atualização do Cadastro Único ou foram excluídos porque não utilizaram o cartão nenhuma vez no período de 120 dias desde a concessão ou porque não retiraram o cartão, também no mesmo prazo.

Os novos contemplados no Cartão Gás devem acessar o site GDF Social para consultar o local e data de retirada dos cartões em uma das agências do Banco de Brasília (BRB). Para retirar o cartão, eles devem ir à agência indicada, portando documento de identificação oficial com foto. Para evitar exclusão do programa Cartão Gás, Mayara Rocha alerta: “Conforme regulamento do programa, o beneficiário tem até quatro meses para retirar o cartão e utilizar o crédito, senão perde o benefício. Por isso, é importante que as famílias fiquem atentas à data para retirada do Cartão Gás nas agências do BRB”.

Requisitos

São requisitos para receber o Cartão Gás: estar inscrito no Cadastro Único, ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo, ter declarado comprometimento de renda com a aquisição do GPL 13 kg, residir no Distrito Federal e ter idade igual ou superior a 16 anos.

*Com informações da Sedes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação