O mês de abril começou com sol no Distrito Federal e, para os brasilienses que começaram a fazer planos para o fim de semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) dá a dica: os próximos dias serão livres de guarda-chuva! De acordo com o órgão, a temperatura está em elevação e a capital federal pode alcançar a casa dos 32ºC nesta sexta-feira (1º/4). Sem previsão de chuvas para amenizar o clima, o predomínio do céu é de poucas nuvens.
O padrão, de acordo com o metereologista Heráclio Alves, deve se manter ao longo dos próximos dias. “Não veremos muita mudança. Serão dias um pouco mais secos”, explica. A temperatura mínima registrada nesta terça-feira foi de 13ºC, em Águas Emendadas. Já a umidade relativa do ar varia entre 95% e 25%, nas horas mais quentes do dia. “Os brasilienses devem se hidratar, evitar atividades nos horários em que a temperatura estará alta e a umidade baixa, o que costuma acontecer entre 10h e 16h”, ressalta.
Heráclio explica que, a partir de agora, já começa a haver redução das chuvas na cidade. “O mês de abril ainda é de período chuvoso, mas não teremos chuvas frequentes como vimos nos dias anteriores”, explica.
Com a redução do índice pluviométrico, o DF começa a ficar em alerta para a seca e possíveis focos de incêndio. “Por enquanto a vegetação ainda não está tão seca, e a umidade não está tão baixa. Mas é comum já vermos ações de prevenção neste período”, ressalta.
Saiba Mais
Queimada controlada
A queimada controlada é uma das ações de prevenção neste período, junto com a abertura de aceiros, que acontece quando o fogo é provocado e monitorado por órgãos competentes. A ação é indicada para reduzir o material combustível presente na superfície. O fogo entra em combustão e queima superficialmente, sendo em seguida, apagado. A medida é realizada ainda no final do período chuvoso, com a chegada do outono, e consome o que está na superfície sem prejudicar a raiz das plantas, funcionando como uma barreira no período da seca.
Com o intuito de prevenir a ocorrência e os riscos de incêndios florestais de grandes proporções, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) realizaram ações de queimas controladas dentro do Parque Nacional de Brasília. A medida de prevenção aconteceu nesta quarta-feira (30/3) e, agora, a área passa pelo processo de monitoramento. No Parque Ecológico do Riacho Fundo, brigadistas do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) também realizam a ação nesta quinta-feira (31/3).
Além do Parque Ecológico do Riacho Fundo, o Ibram também é responsável pela queima controlada da Estação Ecológica de Águas Emendadas, o Parque do Tororó e a Área de Preservação Ambiental Gama Cabeça de Veado. Já o ICMBio cuida, ainda, da Floresta Nacional (Flona), que também deve passar pelo processo de queima controlada nos próximos dias.
Saiba Mais
- Brasil Governo publica aval para reajuste de 10,89% nos preços dos medicamentos
- Diversão e Arte Viih Tube está no hospital com família de Rodrigo: 'precisamos de oração'
- Diversão e Arte Sheron Menezzes e Saulo Bernard se casam após 10 anos de relacionamento
- Diversão e Arte Graciele Lacerda expõe problema no relacionamento: 'não é tão fácil'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.