Em até 20 dias, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) pretende ter instalado os 100 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e enfermaria do Hospital da Polícia Militar. A informação partiu do secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (31/3).
Um dia antes, o Tribunal de Contas (TCDF) havia homologado o pregão para contratação da empresa que vai operacionalizar as atividades. "Tudo está correndo bem. Na quarta-feira (6/4), estaremos prontos para iniciar a contratação e, posteriormente, conversando com a empresa, poderemos colocar os leitos à disposição (do público)", destacou o titular da pasta.
Antes, o certame estava parado para apuração do TCDF, que averiguava a existência de irregularidades e a existência de suposto superfaturamento na fase de cotação dos preços. À época, o tribunal questionou a relação entre duas empresas participantes da licitação, depois de as participantes recorrerem à Corte.
No mês passado, o TCDF deu prazo para que a SES-DF se manifestasse sobre os questionamentos. No entanto, após receber as respostas do órgão, a Corte liberou a continuação do certame, após constatar que o pregão da seguiu as regras estabelecidas pela Lei de Licitações.
*Estagiário sob a supervisão de Jéssica Eufrásio