O lançamento do Programa Qualifica Mulher aconteceu na noite desta quinta-feira (31/3), na sede da Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia. O projeto busca proporcionar às mulheres em situação de vulnerabilidade condições de trabalho e oportunidades de projeção econômica e social, para que ela tenha possibilidade de sair do ciclo da violência doméstica.
Criado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o programa oferece cursos de corte e costura, panificação e confeitaria, empreendedorismo e mídias sociais, produção de sabão e sabonetes, produção de cosméticos, entre outros. A capacitação acontecerá nas seis unidades do Instituto Federal de Brasília (IFB).
Além disso, o Qualifica Mulher está presente em 21 estados brasileiros e atende mais de 102 mil cidadãs, atualmente. Presente na cerimônia, a Ministra da Mulher, Cristiane Brito, ressaltou a importância do projeto para o Distrito Federal.
“Nós lançamos esse programa no meio da pandemia, pois acreditamos que as mulheres têm o poder de alavancar a economia do país. Além disso, sabemos o desafio que é combater a violência contra a mulher no DF. Muitas tem medo do pré julgamento e do marido descobrir. Então é de uma forma sutil, levando qualificação e autonomia econômica, que podemos chegar até elas”, declarou Cristiane.
Também estiveram presentes na inauguração do projeto o Pró-reitor do IFB Paulo Wanderley, o Deputado Federal, Júlio César Ribeiro e a Secretária Executiva da SMDF, Vandercy Camargos.
Saiba Mais
Casa da Mulher Brasileira
Inaugurada para ser um ponto de apoio no enfrentamento à violência que cerca a rotina das mulheres no Distrito Federal, a Casa da Mulher Brasileira oferece atendimento humanizado às vítimas. O local integra, amplia e articula todos os serviços do governo oferecidos às mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade. A Secretaria da Mulher, inaugurou a unidade de Ceilândia no dia 20 de abril de 2021.
O deputado federal Júlio César (Republicanos) declarou que os homens precisam apoiar os projetos voltados para a dignidade feminina. “No Qualifica Mulher nós investimos quase R$ 300 mil em Brasília, e conseguimos colocar mais R$ 1,8 milhões para criação de uma nova Casa da Mulher, desta vez em Samambaia, mostrando que a gente valoriza a mulher e estamos preocupados em defendê-las”, disse o parlamentar.
A CMB possui acolhimento, triagem, apoio psicossocial, brinquedoteca, atendimento da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Polícia Civil e do Tribunal de Justiça.