O deputado Rodrigo Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa, foi o entrevistado do CB.Poder — programa do Correio Braziliense em parceria com a TV Brasília — , nesta terça-feira (29/3). Durante o programa, Delmasso falou sobre o compromisso com a reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB), que deve manter a sua chapa com o vice-governador Paco Britto (Avante). Na visão de Delmasso, Ibaneis Rocha conseguiu passar ao eleitor a sensação de que pode solucionar os problemas da sociedade. Ele avalia que o gestor tomou as medidas certas no período pandêmico, sem atitudes negacionistas que pudessem comprometer seu mandato. “Nesses dois anos da pandemia, penso que ele se saiu muito bem. Na minha visão, foi um dos melhores governadores a conduzir esse momento de pandemia”, ressalta.
Durante entrevista à jornalista Ana Maria Campos, Delmasso também comentou a entrada da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro, Damares Alves, no partido Republicanos, e a sua presença quase confirmada como postulante a uma cadeira do Senado pelo estado do Amapá. Apesar das especulações de que Damares se candidataria a algum cargo político no Distrito Federal, Delmasso acredita que a força política da ministra na região do Amapá garante mais chances de conquistar o papel de senadora, uma vez que, na capital federal, haveria espaço somente para a vaga de deputada federal.
“A ministra Damares vem para um projeto de aumentar a bancada do presidente Jair Bolsonaro no senado”, afirma Delmasso. O anúncio para eleição, possivelmente, será realizado pela ministra na próxima quinta-feira (31/3), segundo o deputado. Além de Damares, o Republicanos conta ainda com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que busca por uma vaga no governo de São Paulo. Outro fator que corroborou com a busca pelo senado na região do Amapá foi a possível eleição da atual deputada federal Flávia Arruda para o senado, com a candidatura consolidada e encaminhada pelo partido Republicanos no DF.
Disputa no DF
Em relação às movimentações do Republicanos para as eleições no Distrito Federal, Delmasso acredita que o partido pode eleger dois deputados federais. O secretário Gilvan Máximo e o deputado federal Julio Cesar Ribeiro concorrem pelas vagas. Segundo Delmasso, a eleição dos dois políticos dependerá da construção da chapa montada por ambos.
Novamente pré-candidato à vaga de deputado distrital, Delmasso destaca que ainda precisa concluir muitos trabalhos. “Mais um mandato na Câmara Legislativa, para que possamos consolidar alguns projetos que temos aqui, com o único objetivo: gerar empregos”, finaliza.
*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel