Céu azul e o calor que pede um bom refresco marcam o Distrito Federal ao longo deste sábado (26/3). A previsão é que a máxima chegue a 31ºC, com mínima registrada, durante a madrugada, de 14ºC na capital do país. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 35% nas horas mais quentes do dia. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“Teremos um dia de calor, com o sol aparecendo e com aumento da nebulosidade ao longo do dia. Terá sol entre nuvens, com uma chance muito pequena de chuva”, explica o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia. “Mesmo se chover, será algo muito rápido, nada que atrapalhe a programação das pessoas para o dia”, pontua.
O especialista destaca que essas são características do outono, que se estende até 21 de junho. “A estação tem calor e alguns momentos de umidade, mas geralmente é marcada por um período de maior frescor durante a noite. Porque temos um menor número de nuvens, ou seja, ao longo do dia, temos um aumento da temperatura devido ao aquecimento do solo, mas a noite, como não tem nuvens, esse calor se dissipa e temos um resfriamento, o que já podemos perceber nas madrugadas mais frias”, acrescenta.
O clima, contudo, exige alguns cuidados. “A população costuma aproveitar para fazer caminhada, ir para a piscina, cachoeira, mas tem que adotar algumas medidas, porque como tem pouca nebulosidade, a radiação é intensa e atinge quase diretamente o indivíduo. A exposição solar nos momentos mais quentes do dia não é recomendada e pode causar insolação, também é bom lembrar o uso de protetor solar e não esquecer de beber bastante líquido”, finaliza.