Mobilidade

Ciclistas do Guará organizam pedalada em defesa de nova ciclovia

Após hostilidade da população que teme perder espaços de circulação para carros, movimentos em prol da mobilidade ativa promovem pedalada de apoio à nova ciclovia

Reunidos pela ONG Rodas da Paz, um grupo de ciclistas e defensores da mobilidade ativa do Guará vai fazer uma inspeção nos trechos 1, 2 e 3 das obras do Guará 2, onde será construída uma ciclovia. Eles vão se encontrar às 9h deste sábado (26/3), na Estação Guará do Metrô, e seguem em uma pedalada pela região. 

Nesta semana, a equipe estudou todos os projetos da obra disponíveis no Geoportal da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF). O movimento em defesa da ciclovia se prepara para levar argumentos à audiência pública sobre a obra, que vai acontecer na Administração Regional do Guará, em data e horário a serem definidos pelo GDF.

Na última segunda-feira (21/3), houve uma primeira tentativa de esclarecer as questões da população, na Administração Regional da cidade, mas os técnicos do governo local foram impedidos de apresentar o projeto por causa de gritos e palavras de hostilidade da população contra a obra.

Segundo os cicilistas, o grupo que estava na plateia só acabou com o tumulto depois de ouvir do secretário da Seduh, Matheus Oliveira, a garantia de que as obras seriam suspensas. A reportagem procurou a Seduh para saber quais os próximos passos da discussão, mas ainda não tivemos retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

A expectativa é que, na próxima semana, a equipe técnica da pasta, juntamente com os demais órgãos competentes, retorne ao Guará para apresentar pontos do projeto que, com os determinados ajustes, possam ser executados.

O projeto do trecho 1 da obra passou por audiência pública em 2011 e teve a aprovação do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan). Contudo, alguns pontos foram questionados pela população. Entre eles, a redução da largura da via para abrir a passagem da ciclofaixa.

A maior preocupação dos moradores é que, com o aumento da população do Guará 2, a obra reduza os espaços de circulação de veículos, o que pode aumentar os pontos de engarrafamento na via central.

Movimento em defesa da ciclovia 

Horário: 9h
Concentração: Estação Guará, do Metrô
Contato: (61) 9 9959-7010

Com informações da Seduh

Saiba Mais