A Coca-Cola Brasil e ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) assinaram ontem um Termo de Cooperação para o desenvolvimento de ações que incentivem a economia circular de embalagens. A parceria foi oficializada por Victor Bicca, diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola, e Roberto Rocha, presidente da ANCAT. A cerimônia ocorreu no escritório sede da empresa, em Brasília.
Referência internacional
O Brasil é referência internacional na organização dos catadores e no alto resultado de reciclagem. É o campeão no reaproveitamento de latinhas, com o índice 98%. A Coca-Cola vem introduzindo no mercado cada vez mais embalagens recicláveis. "O trabalho dos catadores é fundamental nesse processo e merece ser mais reconhecido", destacou Bicca, que também é presidente da ABIR — Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas.
Meta
A meta da empresa é alcançar 100% de embalagens recicladas até 2030. As garrafinhas da água Crystal, por exemplo, estão sendo fabricadas com uma resina totalmente reciclável. Empreendedorismo
"O catador é um empreendedor. Nós que alimentamos essa cadeia produtiva. É um trabalho que precisa ser valorizado e profissionalizado", apontou Roberto Rocha. Estima-se que existam 800 mil catadores no país. "Essas parcerias, neste contexto de responsabilidade compartilhada, incentivam a inclusão socioprodutiva", reforçou Aline Souza (centro), presidente do Sindicato dos Catadores no DF.
Rede integrada
As ações para apoiar a economia circular contam com a participação de diversas empresas e entidades que também estiveram presentes ao evento. Entre elas, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos; a Organização Nacional das Cooperativas, a Ambev, a Abralata — dos fabricantes de latas de alumínio, além das empresas fabricantes da Coca-Cola: Fensa e Brasal.
José Aparecido lidera chapa única para Fecomércio
O atual presidente da Fecomércio DF, José Aparecido Freire, deve permanecer mais quatro anos à frente da entidade. Registrou ontem, com outros empresários, a candidatura. Sebastião Abritta do Sindivarejista está na chapa como primeiro vice-presidente. Alvaro Silveira Jr, do SindiAtacadista, compõe como segundo vice-presidente e Ovidio Maia, do Sindicato da Habitação, como terceiro vice-presidente.
Apoio da maioria
O prazo para a inscrição de chapas se encerrou ontem às 18h. E apenas a Juntos Somos Mais Fortes se registrou. A eleição será no dia 3 de maio. Do total de 25, o grupo reúne a apoio de 20 sindicatos empresariais do setor do comércio.
Uma mulher na lista
tríplice para o TRE
A advogada Mirian Lavocat, especialista em Direito Tributário e conselheira da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio, está na lista tríplice para vaga no TRE-DF. Os advogados Guilherme Pupe de Nóbrega e Bruno Lacerda Martins também integram a lista. Os três concorrem ao cargo de juiz suplente, que terá a atribuição de julgar as denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral. A decisão final será do presidente Bolsonaro.
Aprovado parecer
de emendas à Luos
A CAF da Câmara Legislativa aprovou ontem o parecer final das emendas à Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). Foi retirada do projeto a permissão para novas atividades empresariais nas áreas residenciais do Park Way, Lago Sul e Lago Norte. Os deputados Rafael Prudente (MDB) e Roberio Negreiros (PSD) são os autores da emenda supressiva que preserva essas regiões. O relator da Luos e presidente da CAF é o deputado Cláudio Abrantes (PDT).
Veto a edifício
Foi rejeitada emenda que permitiria a construção de um edifício garagem no Lago Sul.
Agora, CCJ e CEOF devem se pronunciar. A próxima reunião dessas comissões será na terça-feira que vem.