Os brasilienses podem esperar mais chuvas para esta segunda-feira (14/3), após um fim de semana com pancadas e trovoadas em algumas regiões do Distrito Federal. Com muitas nuvens, o dia começou nebuloso, mas a tendência é um aumento das temperaturas na parte da manhã e tarde. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima pode chegar a 29ºC, enquanto a mínima na madrugada foi de 18ºC na região de Águas Emendadas. Devido às chuvas, a umidade relativa do ar permanece alta, variando entre 50% e 95% ao longo do dia.
Com instabilidade na região do Distrito Federal, não está descartada a possibilidade de chuvas na parte da manhã, mas a maior probabilidade é que ocorram de tarde. “Com o aquecimento e aumento das temperaturas no decorrer do período, aumenta a chance de ocorrer aquelas pancadas mais isoladas que podem vir acompanhadas com trovoadas e algumas rajadas de vento. Isso não se descarta”, destaca o meteorologista Heráclio Alves.
De acordo com o meteorologista, o tempo deve permanecer instável e com chances de chuvas ao longo da semana. “Tem chance de chuva para a semana toda, mas com essas pancadas mais intensas no período da tarde se mantém entre hoje e quarta-feira”, avalia. “É bem típico da estação ainda”, comenta Heráclio.
Estragos da chuva
Diversas regiões da capital sofreram estragos com a forte chuva na tarde deste domingo (13/3). Em locais como Vicente Pires, Águas Claras e Gama, as ruas ficaram inundadas, impossibilitando a passagem dos carros. No viaduto Israel Pinheiro, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), os motoristas tiveram que parar os veículos e aguardar que o nível de água baixasse para passar.
Segundo dados das estações do Inmet, o maior acumulado de chuvas entre sábado e domingo foi na região do Gama, com 41 milímetros. Em seguida, foi o Plano Piloto, com 24,8 mm e o Paranoá, com 19,8 mm.
Como se proteger das fortes chuvas?
O brasiliense que está nas ruas precisa tomar cuidado. Para isso, o Correio preparou algumas dicas que podem te ajudar durante esse período chuvoso. Confira:
-Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
-Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
-Caso precise de mais informações, acione a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193)