Os brasilienses precisam se preparar para o calor. Característica do verão — estação que vai até o dia 20 de março — os dias costumam ficar quentes e abafados, e no fim da tarde há possibilidade de pancadas de chuvas. A temperatura máxima chegará aos 29°C e a mínima ficará nos 19°C, neste sábado (12/3).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destacou que a umidade relativa do ar deve variar entre 90% pela manhã, e 35% no período da tarde. O profissional Cléber Sousa afirmou que o cidadão precisa redobrar a atenção nas horas mais quentes, e evitar exposição ao sol.
“Durante o verão a umidade relativa do ar permanece alta, mas tem um período da tarde que ela cai. Por isso, o brasiliense deve ficar atento e evitar o sol nas horas mais quentes e secas”, disse o meteorologista Cléber Souza. Além disso, o calor favorece a formação de nuvens, por isso no começo da noite pancadas de chuvas podem acontecer em áreas isoladas.
“Hoje e domingo a condição do tempo ficará parecida. O aparecimento de muitas nuvens, devido ao calor e altas temperaturas, podem ocasionar pancadas de chuva a partir do fim da tarde”, explicou Cléber.
Durante o calor, é necessário beber bastante água e evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h. Segundo a Defesa Civil, também é importante umidificar os ambientes com toalha molhada, balde com água ou um umidificador.