A tribuna de imprensa do Plenário do Senado Federal vai passar a se chamar “Repórter Fotográfico Orlando Brito”, em homenagem ao profissional, que morreu na madrugada desta sexta-feira (11/3), aos 72 anos, em Brasília.
A decisão do Senado foi publicada na tarde de hoje. A resolução da casa destaca que Brito foi o repórter fotográfico mais importante da História do Congresso Nacional.
Durante a carreira, registrou presidentes, políticos e personalidades do poder. Trabalhou nos veículos mais importantes do Brasil. Suas fotos são verdadeiros registros históricos da política Nacional”, afirma a publicação.
De acordo com a publicação, a decisão é uma homenagem ao legado deixado por Orlando Brito. “É reconhecimento do trabalho de um verdadeiro ícone do fotojornalismo em prol da democracia e merece o apoio dos meus nobres pares.”
Em 1979, Orlando se tornou o primeiro brasileiro premiado no World Press Photo Prize, o mais prestigiado prêmio de fotojornalismo do mundo. Brito também obteve o primeiro lugar na categoria Sequências, com uma sucessão de fotos sobre um exercício militar intitulada Uma missão fatal. No Prêmio Abril de Fotografia, foi considerado hors concours, depois de ganhar a premiação por 11 vezes.