Dentre a pluralidade de produtos que surgem com os diferentes tipos de abelha e mel produzidos por elas, está o hidromel. A bebida, popularmente conhecida por ser uma das mais antigas do mundo, tem origem milenar e tem ganhado espaço ao longo dos últimos anos. Isso porque quem é fã de seriados como Game of Thrones ou Vikings, ou mesmo de filmes que tenham a ver com a cultura nórdica, provavelmente já ouviu falar da bebida.
A apicultora Marinice Rocha, 56, explica que o hidromel ganhou força ao longo dos últimos anos e, no DF, não foi diferente. "Normalmente, temos que instigar o cliente a conhecer. Uma vez que prova, ele se encanta. Muitos jovens começaram a procurar essa bebida. Isso porque muitas séries ressuscitaram o que antes era conhecido como Mead, e hoje é chamado de hidromel". De acordo com Marinice, a bebida é uma das mais antigas do mundo. "Alguns comentam que tem origem nórdica. Há, ainda, registros de que veio da África. Ninguém sabe ao certo, mas a certeza é de que é milenar", conta.
Interesse
O processo de fermentação é natural. "Não precisou ter um desenvolvimento tecnológico para acontecer. Ela é feita basicamente de água, mel e, na modernidade, acrescentamos o fermento biológico para acelerar o processo de fermentação", explica.
Marinice é responsável pelo Mel do Altiplano e conta que começou a ingressar no mundo das abelhas há cerca de oito anos. "Meu marido é embaixador aposentado e, quando voltamos para o Brasil, meu interesse pela apicultura surgiu", diz. O casal fez um curso para iniciar a criação de abelhas em sua propriedade e, após se encantarem, começaram a explorar produtos derivados do mel: iniciaram uma linha de cosméticos variada e que ganha destaque em sua produção. Com o hidromel, não foi diferente. "Nos encantamos com a versatilidade do mel. Já tínhamos ouvido falar da bebida, mas nunca chegamos a conhecer de fato", explica. Foi em 2018 que a fazenda iniciou a produção do hidromel, tanto seco quanto suave.
Apesar dos detalhes simples que compõem o sabor — tanto suave quanto seco —, ela explica que o processo é uma verdadeira arte, e exige paciência. "Precisa de meses, ou até anos para chegar ao ponto. Não é como um suco. A produção é artesanal, demora pelo menos dois meses para ficar pronta, e aí vai depender de como você deseja deixar o sabor", diz. A variedade é grande. "Quando você pesquisa, encontra várias colorações diferentes da bebida. Isso ocorre devido a origem do mel, que pode ser de cipó uva, que é mais comum no DF. Ou da adição de frutos, da flor de laranjeira. Tudo depende do contato que a abelha teve e de qual é a origem do mel", explica.