Os servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) que integram as categorias contempladas com a terceira parcela do reajuste salarial já podem consultar os valores que irão receber. Para isso, um sistema foi desenvolvido, no qual o beneficiado poderá ter uma ideia de quanto o reajuste impactará no seu contracheque. Os aumentos variam entre 5% e 22,2%, dependendo da carreira.
O sistema foi criado pela Secretaria de Economia e está disponível no Portal do Servidor. De acordo com o órgão, a terceira parcela do reajuste começará a ser paga no salário de abril, depositado na conta dos servidores até o quinto dia útil do mês de maio. Ao todo, serão contempladas 31 das 43 carreiras do funcionalismo público — são cerca de 150 mil servidores beneficiados com a medida.
O login e a senha para acesso são os mesmos utilizados para verificar o contracheque. Caso o servidor não lembre de sua senha, é possível pedir a recuperação pelo portal, se o seu e-mail estiver atualizado no Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos. Caso o e-mail não esteja atualizado, o servidor deve procurar a unidade de gestão de pessoas do seu órgão.
“Com o ajuste das finanças públicas, equilíbrio fiscal, foco na qualidade do gasto público e incremento da arrecadação, será possível honrar o compromisso de pagamento da terceira parcela, um direito pelo qual os servidores esperam há anos”, destaca o secretário de Economia, Itamar Feitosa. “A consulta simulada é uma forma de ajudar os servidores a planejarem seus gastos futuros”, acrescenta.
Acesso à ferramenta
Para facilitar a pesquisa, a Secretaria de Economia elaborou um passo a passo de orientações para que os servidores possam acessar a ferramenta. Veja aqui o arquivo com o passo a passo.
Para verificar a simulação do aumento, o servidor deverá estar logado na área restrita do portal do servidor. Após logado, deve acessar a aba “Demonstrativo de Pagamento” e, em seguida, “Reajuste Salarial”. A simulação do que as 31 carreiras contempladas poderão receber com o reajuste foi calculada com base no salário de outubro de 2021. O valor da simulação demonstra a remuneração bruta total e não apresenta descontos compulsórios de imposto de renda e seguridade social, nem descontos facultativos.
*Com informações da Secretaria de Economia.