Covid-19

Máscaras deixam de ser obrigatórias em Planaltina de Goiás

Decisão foi publicada na tarde desta quarta-feira (9/3). Segundo prefeito, obrigatoriedade pode ser retomada caso número de casos volte a crescer

A prefeitura de Planaltina de Goiás suspendeu a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais no município. O decreto, assinado pelo prefeito e delegado Cristiomário Medeiros, foi publicado na tarde desta quarta-feira (9/3). A norma vale tanto para ambientes ao ar livre quanto fechados.

“Fica desobrigado o uso de máscaras faciais para o acesso e a permanência de indivíduos nas dependências nos estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, bem como os órgãos públicos municipais e os demais locais, ambientes e veículos de uso público restrito ou controlado”, determinou o texto.

A medida foi tomada depois de uma avaliação do prefeito junto a Secretaria de Saúde de Planaltina de Goiás. Segundo o delegado Cristiomário, os números vêm caindo no município desde 2021, o que deu segurança para que o item de proteção deixasse de ser obrigatório.

“Quase toda a população já tomou as duas doses da vacina, as crianças acima de 5 anos estão vacinadas com a primeira e há vários dias não há nenhuma internação de covid-19. As pessoas em princípio já estavam deixando de usar por conta própria, era uma obrigação mais para os comerciantes que precisavam exigir”, explicou o prefeito.

No entanto, caso haja piora nos números de contaminados, a decisão pode ser reavaliada. “A qualquer momento, se necessário, podemos retomar até com medidas mais drásticas. Estamos sempre avaliando e observando os casos da doença”, completou Cristiomário.

Vejo o decreto:

Reprodução - Máscaras deixam de ser obrigatórias em Planaltina de Goiás

Saiba Mais

Getty Images - Qualquer máscara é melhor do que nenhuma máscara, segundo autoridades americanas
Reprodução - Máscaras deixam de ser obrigatórias em Planaltina de Goiás
Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC - Máscara pode deixar de ser usada até em ambientes fechados