O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) inaugurou, ontem, um campus na Asa Norte. A unidade oferecerá cursos como arquitetura, engenharia, comunicação, administração e economia.
O diretor do instituto, Francisco Mendes, falou sobre a expansão na instituição a capital. "Queremos que o IDP seja um polo para as profissões do futuro, em tecnologia, economia e publicidade. A ideia é que o campus abrigue dois mil alunos, então, começamos com as turmas que se iniciam hoje (ontem), mas com muito espaço para crescer. Brasília, certamente, é um polo educacional e de desenvolvimento para o país, e penso que a nossa capacidade máxima pode chegar a 2.500 alunos", disse.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou da cerimônia de inauguração. "Eu, que fui aluno do IDP, o vejo hoje com um crescimento influente na vida da nossa cidade", relatou. O chefe do Executivo local falou sobre a abertura de novos leito covid no DF, no dia em que a capital teve a menor taxa de transmissão da doença desde o início do monitoramento: 0,61. "A postura continua a mesma, até porque, para manter os leitos, nós tivemos que diminuir o atendimento nas outras áreas da medicina, em especial das cirurgias eletivas. A intenção do general (Manoel Pafiadache, secretário da Saúde), frente à secretaria, é dar sequência à abertura para que a gente possa recuperar o tempo perdido", afirmou.
Ibaneis também comentou sobre o Dia Internacional da Mulher, falando do caráter feminino em um ano eleitoral. "Queria parabenizar a todas as mulheres do DF, em especial as que lecionam no IDP. Esta semana é de grande importância, principalmente por ser um ano de eleições. Então, temos que lembrar a força da mulher brasileira e a força do empreendedorismo brasileiro na nossa sociedade", destacou.
A cerimônia também contou com as presenças do procurador-geral da República, Augusto Aras, e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. "Acho que, embora seja uma instituição de caráter nacional e até internacional, o IDP é uma instituição tipicamente brasiliense", relatou o ministro.
*Estagiário sob a supervisão de Adson Boaventura