A lista dos contemplados pelo programa bolsa atleta foi divulgada pela Subsecretaria de Esporte Lazer e Espaços Esportivos. Foram 223 nomes publicados nesta terça no Diário Oficial do Distrito Federal. O benefício tem duração de um ano e é voltado para atletas e paratletas que apresentem alto rendimento e bons resultados em competições nacionais e internacionais.
O valor da bolsa varia entre R$ 320 e R$ 1.400, de acordo com a modalidade do atleta. A finalidade é dar condições mínimas para que os atletas se dediquem aos treinamentos e competições das quais participam.
Para participar do programa é preciso ter residência fixa no Distrito Federal há mais três anos (dois anos para pessoas com deficiência). Também é preciso ter mais de 12 anos, estar em atividade esportiva e ter participado de competição no ano anterior à tentativa de participação no programa.
Além disso, o atleta que tentar participar do programa não pode estar respondendo processos na Justiça desportiva. Também deve ter aval da entidade regional de sua modalidade (federação) e ser indicado por ela caso pleiteie benefício nas classificações nacional, estadual e estudantil.
Para as classificações internacional e olímpico, o registro também deve se dar nas entidades regional (federação) e nacional (confederação) de administração da modalidade. Nestes casos o atleta é oficialmente indicado por elas.
Veja a lista de modalidade que podem participar do benefício:
Modalidades olímpicas
Atletismo
Basquete
Ciclismo
Ginástica Olímpica
Ginástica R. Desportiva
Handebol
Hipismo
Iatismo
Judô
Natação
Saltos Ornamentais
Taekwondo
Tênis de Mesa
Tênis de Quadra
Triathlon
Vôlei
Modalidades paralímpicas
Atletismo
Basquete em cadeira de rodas
Parabadminton
Futsal
Futebol de campo
Vela adaptada
Vôlei sentado
Vôlei de surdos
Tiro com arco
Futebol de 7
Futebol de 5
Goalball
Tênis de Mesa
Tênis de cadeira de rodas
Bocha
Rúgbi
Ciclismo
Hipismo
Natação
Remo