Com a principal característica do verão de chuva e sol forte durante o dia, esta segunda-feira (7/3) não será diferente. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê calor pela manhã e pancadas de chuva a partir do final da tarde e início da noite. A temperatura fica entre 17ºC e 29ºC, com umidade relativa do ar de 95% a 45%.
O meteorologista Olívio Bahia explica que o tempo é de sol entre nuvens, mas pode mudar a partir da tarde. Isso porque o fenômeno Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan) continua atuando na cidade. O calor e a umidade são um dos elementos que favoreceram o temporal no DF. “Ele (Vcan) continua atuando na cidade, ainda que seja meio enfraquecido. Então, além do calor e umidade, temos esse sistema que favorece as chuvas. Vai ser um dia bem típico de verão”, comenta.
O alerta foi emitido às 9h49 e terá duração até as 11h desta segunda-feira (7/3), podendo se estender. Segundo o Inmet, pode chover entre 20mm/h e 30mm/h, com possibilidade de chuvas diárias de até 50mm. Os ventos podem ser intensos, variando entre 40 km/h e 60km/h, e há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Chuvas no DF
De acordo com o meteorologista, as chuvas devem durar até o mês de abril. “Chove menos, mas ainda chove. Segundo a climatologia do DF, o período seco começa mesmo a partir de maio. Ali, a média de chuva geralmente é muito baixa, a não ser que tenha algum fenômeno atuando na cidade. Entre setembro e outubro, começamos a ver chuva novamente”, explica. A média esperada para o mês de março é de 211,8mm.