Saúde

Distrital apresenta projeto sobre depressão infanto-juvenil

Elaborada pelo deputado distrital Robério Negreiros, projeto de lei tem o objetivo de alertar debater riscos de transtornos mentais entre crianças e adolescentes

Um projeto de lei (PL) foi protocolado pelo deputado distrital Robério Negreiros (PSD) para a criação do “Programa Distrital de Conscientização da Depressão Infantojuvenil”. O PL 2.490/22, tem o objetivo de conscientizar a população quanto aos riscos de transtornos mentais, além de informar sobre tratamentos adequados e alertar os riscos existentes para crianças e adolescentes.

Um dos motivos que ocasionou a criação do PL foi o aumento na taxa de jovens depressivos no mundo durante o período pandêmico. De acordo com o estudo desenvolvido pela Universidade de Calgary, no Canadá, antes da pandemia os números estavam em 12,9%, atualmente, o percentual é de 20,5%. Agora, um a cada quatro jovens desenvolve ansiedade e depressão.

Segundo Robério Negreiros, embora os jovens sejam mais resistentes à ação do vírus em relação aos adultos, a parte mental é uma das principais vítimas no atual cenário. Em sua avaliação, a urgência quanto às ameaças à saúde mental dos jovens é surpreendente, uma vez que muitos imaginavam o grupo sendo mais resistente ao momento.

Com isso, a necessidade de conscientizar a população quanto ao perigo iminente ao psicológico de crianças e adolescentes. A preocupação do parlamentar ainda passa pelo pós período, que pode ter impactos mais negativos ao longo dos meses.

Com informações da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)

Saiba Mais