O governador Ibaneis Rocha confirmou, ontem, que haverá vacinação para as crianças de 5 a 11 anos nas escolas da rede pública. Ainda sem data definida para iniciar, a aplicação ocorrerá por regionais de ensino e não será obrigatória. "Eu tive uma conversa com o secretário de Saúde (Manoel Luiz Pafiadache) e a gente vai atuar nas regionais e fazer um trabalho itinerante para facilitar a vida daquelas famílias que queiram vacinar os seus filhos. Nada é obrigatório", disse.
Para Ibaneis, o objetivo é ampliar o processo de imunização das crianças. "A gente espera que haja conscientização, no sentido de que a vacina é a única maneira que nós temos de realmente afastar esse mal que é a covid-19", acrescentou, durante cerimônia no Cruzeiro Velho.
Outro assunto abordado pelo governador foi a transferência de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, chefe de uma facção criminosa e a possibilidade de construção de um presídio federal para presos de alta periculosidade no Distrito Federal. De acordo com Ibaneis, a saída do preso do complexo da Papuda era uma solicitação antiga e ressaltou trabalhar contra mais um presídio na capital. "É uma coisa que a gente tem pedido há muito tempo. Eu sou totalmente contrário a esse presídio federal aqui no DF", comentou.
Marcola, foi transferido, na última quinta-feira, da Penitenciária Federal de Brasília (PFBRA), para Porto Velho, em Rondônia, onde ficará preso na unidade de segurança máxima no norte do país. Antes de chegar ao DF, Marcola estava justamente em Rondônia. O preso chegou à capital em 22 de março de 2019 escoltado em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). A transferência de Marcola para a capital causou desconforto no governo local na época.
Para Ibaneis, Brasília tem um grande número de autoridades nacionais e internacionais, o que tornaria a capital um lugar pouco adequado para um presídio que abrigasse criminosos como Marcola. "O clamor nosso é para que esses presos de alta periculosidade sejam encaminhados a outras regiões, não que eles também não mereçam cuidado devido, mas aqui em Brasília pelo nível de segurança que se tem que dar às autoridades que aqui residem, não é um local adequado", afirma o governador.
Revitalização
Durante a agenda de ontem, Ibaneis inaugurou um campo de grama sintética na Praça do Gavião, no Cruzeiro Velho. A obra é uma parceria da Secretaria de Esporte e Lazer com a Administração Regional do Cruzeiro. Em seguida, o chefe do executivo local visitou o comércio do Cruzeiro Center e foi à Feira Itinerante, que passarão por uma revitalização em breve.
"Fizemos a entrega do campo sintético, que era um pedido da comunidade, e vai ser feito um campo de areia para que a criançada junto com seus professores tenham um local de lazer adequado", destaca o governador. Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, a quadra fará parte de um complexo esportivo na cidade administrativa. No local, Ibaneis entregou chuteiras para as crianças do Projeto Social Carcarás do Cerrado que atua na região. Com a quadra pronta, cerca de 50 crianças da comunidade irão praticar esportes pelo projeto que alia a atividade física com o estudo.
No Cruzeiro Center e na Feira Itinerante, o objetivo é melhorar as condições dos locais para os moradores e comerciantes da região com a revitalização dos pisos e das estruturas. "Estamos visitando o Cruzeiro Center, onde vai ser feito uma reformulação total com troca de todas as pedras portuguesas, onde a gente vai colocar acessibilidade para população, interligando as vias, dando condições de trabalho e também para que o comércio melhore aqui nessa região. Nós vamos até a feira onde também vai ser revitalizada", comenta Ibaneis durante a visita.
Ibaneis conversou com comerciantes e moradores para ouvir as necessidades da população. "A gente tem que ter todo o cuidado na hora de fazer as obras, mas está sendo feito com todo carinho para que a comunidade possa reconhecer esse trabalho", disse o governador.