Multinacional vai desembarcar no DF com investimento de R$ 4 bilhões

Uma grande empresa tem planos para instalar uma unidade em uma das Áreas de Desenvolvimento Econômico (ADE) do DF. A multinacional, cujo nome não pode ser ainda divulgado, está se habilitando ao programa Desenvolve DF, que permite a ocupação de terrenos públicos por meio de uma taxa mensal, como um aluguel, com valores bem convidativos. A contrapartida é gerar empregos. O empreendimento pretende criar 2,4 mil diretos e mais de 6 mil indiretos. O plano de investimento previsto é de R$ 4 bilhões em 5 anos, e o processo está sendo conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Se gerar todas essas vagas de trabalho, a empresa poderá ter ainda descontos de ICMS e em outros impostos. A previsão é de que em 90 dias seja concluído o acordo.

Mais prazo de adesão

Nos próximos dias, a Casa Civil vai encaminhar à Câmara Legislativa projeto de lei, proposto pela SDE, para prorrogar o período de adesão ao Desenvolve-DF. O programa foi criado em 2019 para aprimorar os antigos Pró DF I e II. No atual, as empresas podem, depois do cadastro e documentação aprovados, ocupar lotes da Terracap por meio de Contrato de Direito Real de Uso (CDRU). São cobradas taxas mensais entre 0,16 a 0,2% sobre o valor total do imóvel. Muitas empresas interessadas no benefício não conseguiram em tempo organizar o processo.

Passivo

O Pró-DF, realizado em gestões anteriores, não alcançou o resultado esperado, pois ambas as partes, GDF e empresas, não conseguiram cumprir as metas do contrato. A administração pública não entregou a infraestrutura prometida nas ADEs e as empresas alegam que não foi viável o pleno funcionamento. E, assim, não geram os empregos a que tinham se comprometido. Como o Desenvolve DF tem condições mais atraentes, muitos querem migrar do antigo programa para o novo.

Força-tarefa

As duas etapas do Pró DF acumularam quase 3 mil processos que aguardavam análise há anos para regularização. Cerca de 50% tiveram encaminhamentos nos últimos meses, segundo a SDE. Em janeiro, emitimos mais Atestados de Instalação Definitiva para as empresas do que em todo o ano de 2021. Nossa força-tarefa continuará, afirmou o secretário da pasta, Jesuíno de Jesus Pereira, que assumiu o cargo em dezembro, mas já estava na secretaria como chefe de gabinete. É o sétimo a ocupar a função desde 2019.

Poderosas

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foi a data escolhida para o novo lançamento da LUMAS, marca brasiliense de camisetas. A coleção Poderosas é inspirada em um encontro de mulheres que trabalham com relações institucionais e governamentais. Fernanda Sales, sócia da marca, aposta na liderança feminina. "Eu acredito muito no trabalho da mulher na política, nas esferas de poder, por sermos mais dispostas a cooperar, sem nos submeter àquilo que não concordamos, e pela garra na luta por um propósito", diz.

Programa de trainee

Terminam, nesta sexta-feira (4), as inscrições para o segundo processo seletivo do Programa Trainees das Organizações PaulOOctavio. Serão 14 vagas, para as áreas de Administração de Empresas e áreas correlatas; Arquitetura; Ciência da Computação; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; e Gastronomia. As oportunidades serão para a PaulOOctavio Construtora, Rede Plaza Brasília de Hotéis e shopping centers do grupo. Mais informações no site do grupo.

Missão empresarial
a Portugal

Um grupo de 15 empresárias do DF embarca para Portugal amanhã. Elas irão participar de um congresso voltado especialmente para empreendedoras de língua portuguesa. Até o dia 12 de março, empresárias de vários países irão trocar experiências e promover novos negócios durante o evento ConnectAmericas.

Fecomércio
e Sebrae

A missão é uma parceria entre a Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF e o Sebrae. Um encontro preparatório foi realizado, ontem, com a participação do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, de integrantes do Sebrae e da Apex.

Destaque no mercado imobiliário

A brasileira Eliane Ribeiro acaba de ser agraciada, em Las Vegas, com duas menções de destaque para o mercado imobiliário: ela é a 18a corretora de imóveis do mundo. no ranking RE/MAX que reúne 130 mil corretores de imóveis em 95 países. Eliane foi incluída no Circle of Legends da entidade, lista de profissionais com mais de 10 anos de atuação e que, nesta década, receberam mais de 10 milhões de dólares em comissões pela venda de imóveis. A corretora está em Portugal desde 1993, se especializou no atendimento a estrangeiros que desejam comprar propriedades em Portugal e obter o Golden Visa. Mantém clientes em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Ela recebeu o prêmio das mãos do CEO da REMax, Nick Bailey.

Divulgação/SDE - 03/03/2022-Coluna Capital S/A- secretário Jesuino de Jesus
Arquivo pessoal/Divulação - 03/03/2022- Coluna Capital S/A- Modelo Lumas
Fecomércio-DF/Divulgação - 03/03/2022-Coluna Capital S/A- Reunião Fecomércio-DF