O último dia de feriado do carnaval reuniu centenas de pessoas que resolveram aproveitar o sol forte e o céu azul para se refrescar no Lago Paranoá, mas o clima não foi só de diversão. No começo da tarde, algumas pessoas se assustaram ao presenciar um acidente entre um jet-ski e uma lancha. Um homem, 55 anos, se feriu e precisou ser encaminhado ao Hospital de Base. Esse é o segundo acidente registrado no local em menos de quatro dias.
A batida entre os veículos aquáticos aconteceu por volta de 12h50. A autônoma Sâmia Gardênia, 39, curtia o lago na companhia dos familiares quando notou uma intensa movimentação dos militares do Corpo de Bombeiros (CBM-DF). "O bombeiro veio no jet-ski até aqui e começou a abrir espaço para o homem ferido passar. Depois disso, não consegui acompanhar mais", disse a moradora de Santa Maria.
A vítima, identificada como Ricardo, era conduzida em uma boia por uma moto aquática. De acordo com o CBM-DF, o homem estava sendo impulsionado pela moto aquática. Os bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento (Gbsal) usaram um cabo para puxá-lo, mas o rapaz acabou se desprendendo da boia e perdeu a consciência por alguns instantes.
Os mergulhadores conduziram a vítima às margens do lago para avaliação. Ricardo apresentava ferimentos pelo corpo e queixava-se de dores no tórax, nas costas e nas pernas. Diante do quadro, os militares o encaminharam ao Hospital de Base consciente, desorientado e estável.
A Marinha do Brasil, por meio do 7º Distrito Naval (DN), auxiliou no salvamento e na guarda dos veículos aquáticos. Procurada pela reportagem, a Marinha informou que a Capitania Fluvial de Brasília foi acionada durante a tarde para socorrer o banhista. "[...] As embarcações foram inspecionadas e, em seguida, liberadas por não apresentarem irregularidades. A Instituição reforça seu compromisso de zelar pela salvaguarda da vida humana e a segurança da navegação, nas águas jurisdicionais brasileiras, e a prevenir a poluição hídrica oriunda de embarcações e relembra que existe um telefone disponível, ininterruptamente, para atender a emergências marítimas e fluviais: 185", frisou em nota.
Outro acidente
Uma lancha de médio porte naufragou no Lago Paranoá na manhã de domingo, perto da Ponte das Garças. No momento do acidente, havia quatro pessoas na embarcação. Uma idosa, 62 anos, foi transportada para o hospital, pois ficou constatado que havia água nos pulmões.
As outras vítimas foram retiradas da água por populares que estavam no local, andando de caiaque. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atendeu a ocorrência empregando sete militares, duas viaturas, um helicóptero e uma lancha — que está auxiliando na retirada do barco do fundo do lago.