Covid-19

DF inicia aplicação da 4ª dose para idosos acima de 80 anos a partir das 10h de sexta

Segundo a Secretaria de Saúde, aplicação da 4ª dose começa às 10h desta sexta-feira. Os idosos receberão o imunizante da Pfizer

Pablo Giovanni*
postado em 31/03/2022 23:33 / atualizado em 01/04/2022 16:54
DF aplica da 3ª e 4ª doses. Imunização contra influenza começa na segunda-feira (4/4) -  (crédito: Getty Images)
DF aplica da 3ª e 4ª doses. Imunização contra influenza começa na segunda-feira (4/4) - (crédito: Getty Images)

O Distrito Federal começa, às 10h desta sexta-feira (1°/4), a aplicação da 4ª dose da vacina contra a covid-19 em idosos acima de 80 anos. Com a chegada de quase 48 mil doses da vacina Pfizer — preferencialmente para a aplicação — na manhã desta quinta-feira (31/3), toda a remessa será destinada para o reforço dos idosos. Os locais de vacinação serão divulgados pela secretaria. 

O Ministério da Saúde orientou que, preferencialmente, a população com 80 anos ou mais recebesse o imunizante da Pfizer, com intervalo definido em 4 meses entre a aplicação da terceira e a quarta dose.

A aplicação da vacina contra a Influenza começará quase simultaneamente no Distrito Federal. Por este motivo, a SES-DF orientou que, a partir de segunda-feira (4/4), não há problema para os idosos em receber as duas vacinas. Mas, há a recomendação para que aguardem pelo menos 48 horas de diferença entre os dois imunizantes.

O secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Zancanaro explicou o motivo da orientação. "Se o idoso sentir alguma dor no braço ou febre, a gente não vai conseguir determinar qual foi a reação vacinal", explicou, referindo ao caso daqueles que optarem por receber as duas vacinas no mesmo dia. Novas remessas de doses das duas vacinas são aguardadas mesmo durante a campanha. 

Escolas

O Caic Santa Paulina, localizado na Quadra 5 do Paranoá, será o local de vacinação infantil nas escolas do Distrito Federal no sábado (2/4). Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a vacinação na unidade escolar seguirá os mesmos critérios das duas últimas semanas, quando a aplicação do imunizante foi aplicada em unidades escolares da Estrutural e Guará. Vacinas de todas as fabricantes serão ofertadas.

A logística, segundo a pasta, será a mesma das últimas escolas, com a unidade escolar funcionando das 9h às 17h, com apenas um acréscimo: será oferecida a quarta dose da vacina contra a covid-19 para idosos acima de 80 anos. “Terá transporte escolar, com todas as vacinas que aplicamos nas outras escolas”, disse o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache. No último final de semana o DF chegou à melhor marca de vacinação nas escolas, com 780 crianças de 5 a 11 anos e 594 adultos vacinados no Centro de Ensino Médio (CEM) 1 do Guará.

*Estagiário sob a supervisão de Layrce de Lima.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação