O Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores (PT-DF) resolveu se posicionar pela indicação da pré-candidatura de Rosilene Corrêa ao Governo do Distrito Federal. A decisão foi divulgada ontem depois de ser votada pelos dirigentes. Foram 39 votos a favor, 9 abstenções e nenhum voto contrário. No entanto, só vale como um manifesto de apoio. O nome dela ainda terá de ser submetido ao voto de 300 delegados partidários no Encontro Regional.
Apesar do parecer favorável, a posição "deverá ser confirmada ou não pelo Encontro Regional a ser realizado em 10 de abril de 2022". A resolução divulgada ontem pontua que "era chegada a hora" de indicar um nome como alternativa à discussão que os partidos aliados têm feito. Mas o PT nacional não deu autonomia para os estados se posicionarem agora. Antes devem ser definidas as alianças para a campanha de Lula à presidência.
"Reivindicamos à Direção Nacional que tome conhecimento da posição predominante no Diretório Regional do PT-DF. É importante destacar que as instâncias do partido vêm debatendo a tática eleitoral e decidindo consensualmente, desde março de 2021, os procedimentos e os passos para construir uma grande unidade interna", diz a nota oficial do diretório regional.
O documento pontua que o PT-DF aguarda os "encaminhamentos que serão propostos pela Direção Nacional, o que não nos exime de tomar medidas e refletir sobre a organização do nosso Partido no DF, visando a resgatar seu papel na sociedade e suas responsabilidade com a Federação e com partidos aliados", aponta.
Rosilene atua como uma das diretoras do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) e desde o ano passado articula a sua candidatura. Em novembro, publicou uma carta aberta em que defendia a própria pré-candidatura pelo Partido dos Trabalhadores.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.