Foi o que os médicos, os ex-residentes e um auditório lotado de brasilienses vivenciaram e sentiram na manhã de quinta-feira (24/3). Naquele dia, no Auditório Oscar Mendes Moren do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, convidados emocionados presenciaram o lançamento do livro que conta a história da sonhada transferência da Unidade de Pediatria do Hospital de Base de Brasília, para o HCB.
Só aqueles que vivenciaram toda a saga e a luta incessante para atingir o sonhado hospital dedicado aos pacientes infantis podem avaliar e mensurar o quanto tudo foi difícil, como foi sofrido e o quanto foram necessários argumentos, provas, discussões e reivindicações junto a governantes e pessoas a quem poderia interessar o assunto. Um duelo de titãs, um desafio doloroso, que surgiu do fato de crianças portadoras de câncer se tornarem a válvula mestra para o nascimento da ideia e da vontade de concretizar um projeto que nasceu dentro de uma enfermaria pediátrica do, então, Hospital Distrital de Brasília.
Essa história, contada com emoção por Ilda Peliz, que perdeu a filhinha Rebeca para o câncer, e Maria Angela Marini e Roberto Nogueira Ferreira (hoje, com a filha curada e saudável) está, agora, perpetuada no livro: Da Unidade de Pediatria do HBDF ao Hospital da Criança de Brasília — Uma história que merece ser contada.
Inaugurado em 21 de abril de 1960, o Hospital Distrital de Brasília (hoje, Hospital de Base) formou tantos internos e residentes em seus 12 andares de puro trabalho, pesquisa e tratamentos, que salvaram muitas vidas. Naquele prédio imponente foi instalada a Unidade de Pediatria, no sétimo andar.
A história começou ali. O livro escrito pela médica gastroenterologista pediátrica Elisa de Carvalho Trevisoli, pela hematologista Isis Quezado Magalhães e pelo médico sanitarista Renilson Renhein, em suas 205 páginas conta, com riqueza de detalhes e muita história e documentação fotográfica, esse lindo capítulo da medicina em Brasília.
O livro poderá ser adquirido por meio de uma doação no Núcleo de Comunicação Hospital da Criança, com a gerente Claudia Miele. O valor arrecadado será revertido para o incentivo, o ensino e a pesquisa do HCB, pelo bem da qualidade de novas ações de saúde das crianças e dos adolescentes que são cuidados e tratados naquele hospital. "Não queremos usar a palavra 'venda' e, sim, 'doação' quando forem adquirir o livro", explica a médica Elisa de Carvalho.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.