Moradores da Colônia Agrícola 26 de Setembro foram até a Via Estrutural, na manhã desta quinta-feira (24/3), manifestar contra a derrubada do assentamento. Por volta das 8h40, manifestantes colocaram pneus e troncos de árvores na DF-095 e atearam fogo. A via ficou obstruída durante alguns minutos, até a Polícia Militar chegar e negociar com o grupo, que já se retirou do local.
De acordo com a corporação, não houve confronto e o trânsito já normalizou. Não houve registro de vítimas. Segundo o órgão, os moradores foram até o local para protestar contra a operação de desocupação na área. O ato ocorreu enquanto equipes da Secretaria de Proteção à Ordem Urbanística (DF Legal) realizam ação no condomínio JK Ville — onde moram cerca de 300 famílias —, na área conhecida como Cana do Reino, perto de Vicente Pires e ao lado da BR-001. O espaço fica próximo à Colônia Agrícola 26 de Setembro.
A operação, que acontece desde a quarta-feira (24/3), tem como objetivo demolir áreas e lotes do condomínio. Ainda nesta quarta-feira, famílias moradoras do local, na tentativa de impedir a entrada dos agentes, incendiaram pneus e paus na via e o trânsito foi interditado. Os residentes da área afirmam que a propriedade é privada e foi comprada, não invadida. No local, os advogados defendiam que os agentes de demolição começaram a derrubada sem apresentar documentos legais para tanto.
Ao Correio, o DF Legal informou que está cumprindo uma decisão judicial do juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), que, segundo a nota do órgão, visa combater ocupações irregulares na região.
Saiba Mais
- Cidades DF Mais de 21 mil moradores serão afetados por regularizações e parcelamentos
- Cidades DF Codhab divulga lista de habilitados para regularização em Brazlândia
- Cidades DF Ibaneis Rocha assina documento para regularização fundiária no Lago Norte
- Cidades DF Moradores de Vicente Pires comemoram proximidade da regularização
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.