Após o Ministério da Saúde recomendar a aplicação da segunda dose de reforço para idosos acima de 80 anos, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) decidiu acatar a orientação, mas aguardará o encaminhamento de uma nova nota técnica e de doses da Pfizer — preferencialmente para a aplicação. Atualmente, o DF aplica a quarta dose apenas para a população imunossuprimida.
"Como todos sabem, somos bastante alinhados com o Ministério da Saúde através das notas técnicas. Eles já encaminharam (a nota), porém fizemos alguns questionamentos e solicitações para que nos mandem doses (Pfizer), porque estamos precisando. Assim que tivermos uma nova nota técnica e as doses, estaremos divulgando porque queremos começar a vacinação para idosos com 80 anos imediatamente", disse o secretário da Saúde, general Manoel Pafiadache.
A orientação da pasta nacional prevê que a aplicação da segunda dose de reforço contra a covid-19 seja feita quatro meses após a primeira de reforço, para idosos com mais de 80 anos. O Ministério da Saúde orientou que seja aplicada, preferencialmente, a vacina da Pfizer. De acordo com o portal vacinômetro da SES-DF, cerca de 66.690 vacinas da Pfizer estão disponíveis na rede de frio.
“Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizadas no novo reforço de idosos, independentemente do imunizante anterior. O Ministério da Saúde reforça que há vacinas da Pfizer suficientes para aplicação neste grupo. Alguns estados também informaram que têm esses imunizantes em estoque”, disse a pasta nacional, nas redes sociais.
No Distrito Federal, residem, aproximadamente, 42 mil pessoas com mais de 80 anos — projeção do IBGE e cálculo da distribuição por região administrativa da Codeplan de 2020. Ainda na rede de frio do GDF, há cerca de 93.100 doses da Janssen e nenhuma da AstraZeneca — última remessa da vacina inglesa fabricada pela Fiocruz no Brasil foi recebida no dia 15 de março.
Taxa avança
Pelo terceiro dia consecutivo, a taxa de transmissão do novo coronavírus avançou no Distrito Federal. De acordo com informações do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o índice chegou a 0,66 nesta quarta-feira (23/3), que indica que um grupo de 100 pessoas transmite o vírus para outras 66 pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o número está abaixo de 1, indica que a pandemia está controlada.
*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel
Saiba Mais
- Cidades DF Homem invade terreiro com facão e destrói imagens de orixás em Planaltina
- Cidades DF Videomaker é preso com mais de 2 mil arquivos de pornografia infantil no DF
- Cidades DF Justiça condena hospital do DF a indenizar idosa que sofreu queda em UTI
- Cidades DF UBS 5 do Riacho Fundo II inaugura sala de vacinação
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.