Começa hoje, às 9h, a vacinação contra a covid-19 em escolas. Um evento teste dará início ao novo método e permitirá a avaliação da logística organizada pelas secretarias de Saúde e Educação. O Centro Educacional (CED) I da Estrutural foi escolhido para inauguração da modalidade. Anteriormente prevista para atender apenas crianças de 5 a 11 anos, a vacinação na escola foi ampliada e será aberta ao público em geral, em qualquer idade, por decisão das duas secretarias. Dessa forma, os agentes de saúde acreditam poder alcançar a públicos que sequer tomaram a primeira dose e aqueles que estão com a segunda dose ou dose de reforço atrasada. A vacinação se estenderá até às 17h.
Visando efetividade na busca por crianças, adolescentes e pais não vacinados, as secretarias decidiram disponibilizar transporte em direção à escola, a partir das 8h. Durante a coletiva de anteontem, a pasta detalhou que o transporte passará, em média, a cada duas horas nos pontos habituais. "Eu quero uma festa de vacinação dentro da escola. Vamos aumentar a proteção de nossas crianças e a cobertura vacinal da nossa população", afirmou, entusiasmado, o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.
3 mil doses
A Secretaria de Educação do DF (SES-DF), escolheu o CED 1 da Estrutural, por ser situado na entrada da cidade. Ao todo, a pasta vai disponibilizar cerca de 3 mil doses para vacinar crianças, adolescentes ou adultos. "A prioridade é vacinar crianças da escola, mas podem vir pessoas de outros locais, além dos pais", disse o secretário de saúde. "Teremos dentro da escola, um ponto de vacinação separado para os pais e e outros adultos", completou Pafiadache.
Quem pretende aproveitar a oportunidade é Luiz Antônio, de 31 anos, morador de Vicente Pires. Ele decidiu levar o filho Bernardo, de 6 anos, para tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19. O auxiliar de serviços gerais explica que não tem tempo para levar o filho a um posto de saúde durante a semana. "Achei bacana a iniciativa do governo em abrir um local de vacinação dentro da escola. Importante para a gente que trabalha durante a semana e não tem tempo", acrescenta.
A moradora da Estrutural, Lívia Duarte, 40 anos, também vai aproveitar para levar seu filho, o adolescente Vitor Duarte, de 12 anos, para se vacinar contra a covid-19 no CED 1 da Estrutural.Ele vai receber a segunda dose. "O Vitor fica me perguntando, desde a última semana, quando ele iria se vacinar. Ele agora vai ser mais um vacinado aqui dentro de casa. É importante a população se vacinar para que esse pesadelo acabe logo", completa.
Vacinação no sábado
Todos os públicos
CED 1 - Estrutural
Área Especial 3, S/N Setor Central
Doses: 3 mil
Crianças de 5 a 11 anos (das 9h às 17h)
UBS 5 Taguatinga
UBS 2 Ceilândia
UBS 3 Paranoá Parque
UBS 3 Asa Norte - Vila Planalto,
UBS 2 Sobradinho II.
Pessoas a partir dos 12 anos
Feira da Candangolândia, das 8h às 12h
UBS 12 Samambaia, das 9h às 17h
UBS 2 Ceilândia, das 9h às 17h
UBS 3 Paranoá Parque, das 9h, às 17h
UBS 2 Sobradinho II, das 9h às 12h
Carro da vacina, no Trecho 3 do Sol Nascente, das 9h às 17h
*Estagiário sob a supervisão de Layrce de Lima
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.