O Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, comemorado nesta quinta-feira (10/3), foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para destacar a importância das atividades físicas e da alimentação adequada. A medida visa beneficiar a saúde do cidadão. O Distrito Federal é a Unidade da Federação (UF) com maior percentual de praticantes de algum tipo de atividade física, segundo pesquisa do Ministério da Saúde.
A prática de atividades gratuitas amplia a possibilidade de o brasiliense manter o posto, no qual mais adultos praticam, pelo menos, 150 minutos de exercícios por semana. Parques, quadras poliesportivas, centros olímpicos e paralímpicos (COPs) e pontos de encontro comunitário (PECs) espalhados pelas cidades são algumas opções.
Segundo o Ministério da Saúde, por meio da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2020, no DF, 46,6% dos adultos atingem essa marca de atividades. Entre os homens, a frequência é de 54,9%, superior à de Fortaleza, com 54,5%. Entre as mulheres, as maiores frequências foram observadas em Florianópolis (42,9%) e Vitória (40,4%). No DF, este índice marcou 15,4%.
Apoio
A secretária de Esporte do DF, Giselle Ferreira, acredita que a capital convida as pessoas a fazerem alguma atividade. “Brasília é convidativa à prática esportivas. Com avenidas largas, vários parques urbanos e políticas públicas de inserção ao esporte, nos mantemos no primeiro lugar entre as UFs na prática esportiva. E o GDF trabalha para não perder esse posto”, diz. Além disso, Giselle relata que o investimento é essencial. “As 12 unidades dos COPs oferecem cerca de 70 mil vagas. Entendemos que o investimento em esporte, atividades físicas e lazer gera reflexos positivos em outras áreas, sendo, portanto, estratégico e necessário para o bem-estar social e a saúde coletiva”, acrescentou.
Investimento
Entre obras e projetos, a Secretaria de Esporte e Lazer tem R$ 90 milhões investidos em estruturas. Um exemplo são os dez campos de grama sintética que estão sendo construídos em Taguatinga, Ceilândia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Gama, Sobradinho II, Planaltina e Brazlândia. O Cruzeiro foi a primeira cidade a ter uma unidade entregue. Além destes, três campos estão passando por manutenção, em Samambaia, Riacho Fundo II e Planaltina.
A secretaria também prepara a implantação de 20 quadras de areia em diferentes cidades, entre elas Estrutural, Fercal, Gama, Ceilândia, Samambaia e Arniqueira. Em outra frente, os projetos em andamento contemplam um centro olímpico no Paranoá, a Piscina com Ondas, a Pista de Patinação e o Skate Park, no Parque da Cidade, entre outras iniciativas.
Com informações da Agência Brasília
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.