A astróloga Juliane Arruda, moradora de Sobradinho, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar da situação das árvores na cidade, em especial nos arredores da Quadra 2: "Nunca vi tanto descaso com as áreas verdes da cidade. Deveriam ser motivo de orgulho entre os moradores, mas não contamos com ajuda do governo para conservá-las bonitas", declara. Juliane abriu quatro protocolos de reclamação com órgãos governamentais desde outubro do ano passado, solicitando podas e retiradas de galhos espalhados pelas redondezas.
A Novacap esclarece que a solicitante realizou poda em área pública por demanda própria, o que é vedado pelo Decreto nº 39.469/2018. Dessa forma, a moradora cometeu infração ambiental. A poda realizada gerou lixo vegetal depositado em área pública, demandando a moradora a limpeza junto a ouvidoria da administração da RA. A Novacap informa que somente a empresa tem permissão legal para qualquer intervenção ou poda da arborização urbana do DF. Além disso, não cabe a pasta limpeza de entulho ou lixo verde das áreas públicas que não seja gerado pela própria.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.