Pouco mais de 15 minutos foram suficientes para deixar moradores de várias regiões administrativas assustados com as fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal, na tarde de ontem. Com direito a granizo e ventania, a tempestade pegou motoristas de surpresa, alagou ruas e provocou acidentes. Apesar disso, ninguém se feriu. A previsão é de que as pancadas continuem até amanhã.
A chuva intensa decorreu do fenômeno Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). "Esse sistema foi o gatilho para a tempestade (registrada) em várias regiões da capital federal. O que provoca essa condição é o calor e a umidade, principalmente quando o Vcan fica nos níveis mais altos da atmosfera. É capaz que esse sistema também tenha afetado cidades como Goiânia e Belo Horizonte", afirma Olívio Bahia.
O meteorologista do Inmet acrescenta que a estação do Sudoeste verificou em poucos minutos, na área central de Brasília, um volume de 24 milímetros. Para se ter uma ideia, em novembro, o volume previsto pelo instituto para os 28 dias do mês passado seria de, aproximadamente, 210mm. Ontem, em poucos minutos, a precipitação apenas na região considerada correspondeu a 11% disso.
A estação meteorológica registrou, ainda, ventos com velocidade máxima de 75,6km/h, o que pode ter relação com a queda de árvores e problemas no fornecimento de energia. "O ar seco do Vcan, quando gira em sentido horário, faz com que esse ar desça para a superfície e provoque uma chuva potencializada. Nesse caso, ela veio acompanhada de granizo", detalhou o especialista.
Chamados
Às 16h, a Defesa Civil emitiu alerta, com informações sobre "chuvas intensas, ventos fortes e granizo", além de recomendação para que a população se abrigasse em locais seguros. Durante a tempestade, equipes da Neoenergia Brasília receberam chamados sobre casos pontuais de interrupção de energia, no Recanto das Emas, no Gama, bem como no Riacho Fundo 1 e 2. No Sudoeste, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu a uma ocorrência de queda de árvore após a ventania. Apesar do susto, pessoas que aguardavam o ônibus em uma parada próxima não foram atingidas.
O Inmet emitiu aviso para todo o Distrito Federal sobre o risco potencial de tempestades ocorrerem até as 10h de hoje. O meteorologista Olívio Bahia comenta que devem ocorrer mais precipitações fortes neste fim de semana. "O clima permanece quente e úmido. Continuaremos com condições para (ter) pancadas de chuvas no decorrer do dia, e não descartamos a ocorrência de temporais parecidos com esse (de ontem), pois o Vcan atuará, ao menos, até sábado", conclui o especialista.
Previsão
Confira como ficará o tempo no Distrito Federal
Quinta-feira (3/3)
» Temperatura: 18°C a 28°C
» Umidade: 40% a 90%
» Céu: com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas
» Ventos: fracos a moderados
Sexta-feira (4/3)
» Temperatura: 18°C a 27°C
» Umidade: 50% a 95%
» Céu: nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
» Ventos: fracos a moderados, com rajadas
*Estagiários sob a supervisão de Jéssica Eufrásio
Saiba Mais
- Cidades DF Inscrições para o casamento comunitário começam nesta quinta (3/3)
- Cidades DF Criança tem parada cardiorrespiratória após se afogar em piscina de casa
- Cidades DF Projeto do governo federal profissionaliza 20 agricultoras do Descoberto e Paranoá
- Cidades DF Oficial de Justiça fura blitz e aciona carro por aplicativo no DF; Veja vídeo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.