Saúde

Vacina antirrábica está disponível em postos da Vigilância Ambiental

Imunizante animal pode ser encontrado em mais de dez núcleos em todo Distrito Federal, a fim de proteger os animais domésticos e rurais, além do próprio ser humano.

Paulo Martins*
postado em 02/03/2022 16:48 / atualizado em 02/03/2022 16:50
A raiva mata em praticamente 100% dos casos -  (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
A raiva mata em praticamente 100% dos casos - (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

Catorze núcleos da Vigilância Ambiental estão distribuindo doses da vacina antirrábica para os animais do Distrito Federal. A doença atinge, geralmente, as áreas rurais do DF. No ser humano, a enfermidade está controlada, com o único caso de raiva humana registrado em 1978 e o último diagnóstico em cães no ano 2000. Em gatos, a doença foi diagnosticada pela última vez em 2001, segundo a gerência do órgão.

Essa doença infecciosa é a única capaz de gerar a encefalite aguda (uma inflamação no cérebro, que causa fortes dores de cabeça e atordoamento), levando as vítimas a óbito em praticamente 100% dos casos. A enfermidade pode acometer todas as espécies de mamíferos, inclusive os seres humanos.

Uma vez infectado, o animal pode tornar-se agressivo, mordendo pessoas, animais e objetos, ou ficar triste, procurando lugares escuros. Outros sinais, como latido diferente, boca aberta e muita salivação, recusa de alimento ou água, dificuldade em engolir, falta de coordenação motora, convulsões e paralisia podem ser observados.

A raiva é transmitida por um vírus do gênero Lyssavirus e pode ser encontrada em animais domésticos infectados. A presença desse agente no Distrito Federal pode ser encontrada em morcegos, bois, cavalos, pôneis, burros e demais animais similares. A vacinação é recomendada pela Vigilância Ambiental, que promove a imunização em seus pontos de atendimento.

Os postos que atendem à vacinação antirrábica funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, e estão disponíveis nas seguintes cidades:

- Noroeste (Trecho 2, Lote 4)
- Brazlândia (AE 04, Lote 9)
- Ceilândia (QNM 15)
- Guará (QE 12)*
- Núcleo Bandeirante (Terceira Avenida, AE 03)**
- Paranoá (Quadra 3)
- Planaltina (Quadra 2)
- Recanto das Emas (Quadra 104)
- Samambaia (Quadra 302)
- Santa Maria (Quadra 100)
- São Sebastião (Rua 47 A)
- Sobradinho (Setor Administrativo e Cultural)
- Taguatinga (QSE 11/13)

*Atende também às regiões administrativas do Areal, Águas Claras, Arniqueira e Vicente Pires
**Atende também às regiões administrativas do Riacho Fundo I, Riacho Fundo II e Park Way

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação