Uma chuva de pouco mais de 15 minutos em vários pontos do Distrito Federal assustou os brasilienses na tarde desta quarta-feira (2,3). Com registros de granizo e fortes ventos na capital federal, a chuva foi potencializada por conta de um sistema meteorológico chamado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que causou a tempestade de granizo. O calor e a umidade são um dos elementos que favoreceram o temporal no DF.
“O calor e a umidade são os principais ingredientes. O VCAN atua nos níveis mais altos da atmosfera - cerca de 10 a 15 km, onde potencializa a criação de nuvens e, consequentemente, chuva e, nesses casos, com granizo”, afirmou Olívio Bahia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo ele, apenas na estação do Sudoeste, foram registrados aproximadamente 24,2ml de chuva entre 15h45 às 16h.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.