Contenção no carnaval para depois liberar eventos

Como medida preventiva, e também com efeito de "dose de reforço ", o GDF decidiu proibir por decreto qualquer evento carnavalesco. O objetivo é garantir uma margem mais segura para, depois do feriado, poder reduzir as restrições, até o uso de máscara e também permitir a volta de eventos.

Prudência

A nova onda da pandemia, no início do ano, protagonizada pela variante ômicron, assustou muito e voltou a lotar as UTIs. Nas duas últimas semanas, a taxa de transmissão no DF vem caindo e já se encontrava em 0,73. O que é considerada menos preocupante. No entanto, a secretaria de Saúde e o governador Ibaneis preferiram não arriscar e cancelaram o carnaval para impedir aglomerações.

Mais circulação de pessoas

Parte do setor produtivo, de eventos e, principalmente, de bares e restaurantes aceitou a medida sem muito barulho na esperança de que, depois do feriado, as coisas possam voltar a ficar mais perto do "normal". A Abrasel e lojistas de shoppings, por exemplo, pedem o retorno pleno do trabalho presencial para aumentar a circulação de pessoas na cidade e "girar a economia".

Lojas abertas hoje

Os shoppings e o comércio de entrequadra vão funcionar normalmente nesta segunda-feira de carnaval. Amanhã, as lojas estarão fechadas. Bares, restaurantes e supermercados abrem normalmente durante todo o período, segundo o Sindhobar e o Sindsuper. Na terça-feira, o funcionamento das farmácias será facultativo, menos para aquelas que estiverem na escala de plantão 24 horas.

Dia do Comerciário

Hoje é Dia do Comerciário, mas não é feriado. O empregado não dispensado pelo empregador para participar da comemoração nesta segunda-feira terá remuneração dobrada ou um dia de folga. O que faltar ao trabalho não sofrerá punição disciplinar, mas ficará sujeito aos descontos na remuneração. Já na terça-feira, as empresas terão de dispensar os funcionários do trabalho. As informações são da Fecomércio DF e do Sindivarejista.

Apoio a Lucy

A deputada distrital Júlia Lucy recebeu a solidariedade de lideranças do setor produtivo no DF. Os empresários se manifestaram em apoio a ela, depois que a parlamentar anunciou que seu partido, o Novo, não vai permitir a candidatura dela. A direção da legenda alegou que Lucy teria descumprido alguns compromissos partidários. O que ela rebateu. Alguns empresários disseram que ela deveria mesmo mudar de partido.


 

Brunch de feriado

As celebrações carnavalescas estão suspensas, mas há opções agradáveis para confraternizar mesmo sem folia. O Café das Orquídeas, na 116 Sul, preparou Brunch, café e chá da tarde. Entre saladas, omeletes, rabanadas e sanduíches, a casa está fazendo uma promoção especial. Uma garrafa de espumante com oito minidocinhos por R$ 119. O espaço funciona das 8h às 22h.

Vigília Cultural e de Empreendedorismo

Alunos e moradores da Cidade Estrutural terão oficinas de artesanato gratuitas, por meio do projeto Vigília Cultural, empreendedorismo & Formação. Serão oferecidas oficinas para jovens do ensino médio de escola pública e para a comunidade em quatro especialidades: trançado de fibra/cestaria e Flores do Cerrado com inscrições até 11 de março. E a de Acessórios manuais e Crochê até o dia 25.

Certificados

Serão fornecidos materiais para os participantes e ao final dos cursos, certificado de conclusão. Os interessados podem se inscrever na Agência do Trabalhador — Área Especial 09 — Setor Central — Cidade Estrutural.

Imersão em multinacional

Flávia Ribeiro, sócia-fundadora da Quality Farmácia de Manipulação, representou Brasília em visita à fábrica da Fagron Brasil, em Anápolis (GO). A multinacional, que é um das maiores fornecedoras de matéria-prima do mercado magistral, recebeu convidados como: médicos e os principais parceiros comerciais (farmacêuticos da área magistral), com o propósito de fornecer transparência e qualificação dos processos. "Foi um momento de bastante aprendizado", comenta a farmacêutica. Mercado magistral é o das farmácias de manipulação, voltado à preparação de medicamentos e produtos para a saúde de forma personalizada, que atendam às necessidades específicas de cada paciente.