Como medida preventiva, e também com efeito de "dose de reforço ", o GDF decidiu proibir por decreto qualquer evento carnavalesco. O objetivo é garantir uma margem mais segura para, depois do feriado, poder reduzir as restrições, até o uso de máscara e também permitir a volta de eventos.
Prudência
A nova onda da pandemia, no início do ano, protagonizada pela variante ômicron, assustou muito e voltou a lotar as UTIs. Nas duas últimas semanas, a taxa de transmissão no DF vem caindo e já se encontrava em 0,73. O que é considerada menos preocupante. No entanto, a secretaria de Saúde e o governador Ibaneis preferiram não arriscar e cancelaram o carnaval para impedir aglomerações.
Mais circulação de pessoas
Parte do setor produtivo, de eventos e, principalmente, de bares e restaurantes aceitou a medida sem muito barulho na esperança de que, depois do feriado, as coisas possam voltar a ficar mais perto do "normal". A Abrasel e lojistas de shoppings, por exemplo, pedem o retorno pleno do trabalho presencial para aumentar a circulação de pessoas na cidade e "girar a economia".
Lojas abertas hoje
Os shoppings e o comércio de entrequadra vão funcionar normalmente nesta segunda-feira de carnaval. Amanhã, as lojas estarão fechadas. Bares, restaurantes e supermercados abrem normalmente durante todo o período, segundo o Sindhobar e o Sindsuper. Na terça-feira, o funcionamento das farmácias será facultativo, menos para aquelas que estiverem na escala de plantão 24 horas.
Dia do Comerciário
Hoje é Dia do Comerciário, mas não é feriado. O empregado não dispensado pelo empregador para participar da comemoração nesta segunda-feira terá remuneração dobrada ou um dia de folga. O que faltar ao trabalho não sofrerá punição disciplinar, mas ficará sujeito aos descontos na remuneração. Já na terça-feira, as empresas terão de dispensar os funcionários do trabalho. As informações são da Fecomércio DF e do Sindivarejista.
Apoio a Lucy
A deputada distrital Júlia Lucy recebeu a solidariedade de lideranças do setor produtivo no DF. Os empresários se manifestaram em apoio a ela, depois que a parlamentar anunciou que seu partido, o Novo, não vai permitir a candidatura dela. A direção da legenda alegou que Lucy teria descumprido alguns compromissos partidários. O que ela rebateu. Alguns empresários disseram que ela deveria mesmo mudar de partido.
Brunch
de feriado
Reprodução
As celebrações carnavalescas estão suspensas, mas há opções agradáveis para confraternizar mesmo sem folia. O Café das Orquídeas, na 116 Sul, preparou Brunch, café e chá da tarde. Entre saladas, omeletes, rabanadas e sanduíches, a casa está fazendo uma promoção especial. Uma garrafa de espumante com oito minidocinhos por R$ 119. O espaço funciona das 8h às 22h.
Vigília Cultural e de Empreendedorismo
Alunos e moradores da Cidade Estrutural terão oficinas de artesanato gratuitas, por meio do projeto Vigília Cultural, empreendedorismo & Formação. Serão oferecidas oficinas para jovens do ensino médio de escola pública e para a comunidade em quatro especialidades: trançado de fibra/cestaria e Flores do Cerrado com inscrições até 11 de março. E a de Acessórios manuais e Crochê até o dia 25.
Certificados
Serão fornecidos materiais para os participantes e ao final dos cursos, certificado de conclusão. Os interessados podem se inscrever na Agência do Trabalhador — Área Especial 09 — Setor Central — Cidade Estrutural.
Imersão em multinacional
Flávia Ribeiro, sócia-fundadora da Quality Farmácia de Manipulação, representou Brasília em visita à fábrica da Fagron Brasil, em Anápolis (GO). A multinacional, que é um das maiores fornecedoras de matéria-prima do mercado magistral, recebeu convidados como: médicos e os principais parceiros comerciais (farmacêuticos da área magistral), com o propósito de fornecer transparência e qualificação dos processos. "Foi um momento de bastante aprendizado", comenta a farmacêutica. Mercado magistral é o das farmácias de manipulação, voltado à preparação de medicamentos e produtos para a saúde de forma personalizada, que atendam às necessidades específicas de cada paciente.