Em operação realizada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e por órgãos fiscalizadores do Governo do Distrito Federal (GDF), 150 estabelecimentos comerciais foram inspecionados na sexta-feira (25/2), em diversas regiões.
O coordenador da força-tarefa de enfrentamento da covid-19 durante o período de carnaval, Eduardo Sabo, acompanhou as entidades nas vistorias, incluindo bares no Sudoeste e no Setor de Indústrias Gráficas, e as interdições de duas festas no Conic e no Setor Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN).
No total, foram aplicadas 11 multas por irregularidades, descumprimento do protocolo sanitário, poluição sonora e uso irregular de área pública. Ao todo, 17 estabelecimentos foram interditados, no Plano Piloto, Santa Maria, Gama e outros locais. Destes, oito foram fechados.
Houve também uma atuação integrada com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), tendo sido registrados mais de 30 casos de alcoolemia ao volante. “O Poder Público trabalha em três vertentes: primeiro, a conscientização à população; segundo, fiscalização; e, terceiro, a autuação, para garantir que as pessoas conheçam e cumpram normas básicas de proteção à saúde coletiva”, afirmou Sabo.
A fiscalização continuará durante todo o Carnaval, das 18h às 2h da manhã de domingo (27/2), segunda (28/2)e terça (1°/3). Os promotores de Justiça Dênio Moura, Hiza Carpina, Marilda Fontinele, Luiz Humberto Oliveira, Claudia Tomelin e Luciana Bertini participarão das vistorias.
Integram a força-tarefa as Secretarias de Ordem Urbanística (DF Legal), de Segurança Pública (SSP) e de Transporte e Mobilidade (Semob), a Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Procon-DF e o Brasília Ambiental (Ibram).
Com informações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)
Saiba Mais