Na noite desta sexta-feira (25/2), a equipe de força-tarefa do Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou o trabalho de fiscalização contra a promoção de festas clandestinas durante o feriado de carnaval. O saldo do primeiro dia de operação, segundo o governo, foi de um bar — localizado no Setor de Armazenamento e Abastecimento Norte (SAAN) — interditado e multado em R$ 4 mil.
A autuação contra contra o estabelecimento ocorreu pois, de acordo com auditores da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal), o local estaria com a lotação acima do permitido, o que configura aglomeração. O GDF também informou que, além do SAAN, a equipe de força-tarefa percorreu outras duas regiões, no Sudoeste e no Setor Gráfico. Na última, os fiscais do DF Legal encontraram um estabelecimento que teria invadido área pública, que foi obrigado a retirar grades que estavam ocupando uma calçada.
A operação iniciou às 18h, terminando somente às 2h da manhã deste sábado (26/2), de acordo com o GDF, e contou com a participação dos secretário de Segurança Pública (SSP), Júlio Danilo, do gestor da DF Legal, Cristiano Mangueira, do comandante da Polícia Militar do DF (PMDF), coronel Márcio Vasconcelos e do procurador do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), José Eduardo Sabo.
O secretário da SSP e coordenador da força-tarefa, Júlio Danilo, disse que a equipe vai verificar de forma mais robusta, durante o feriado de carnaval, se a população do DF está colaborando e observando as restrições previstas no Decreto nº 42.898, que proíbe a realização de festas e eventos carnavalescos. “É preciso que todos tenham consciência que não devemos nos aglomerar para não propiciar a própria contaminação e de outras pessoas”, destacou o secretário.
Com informações do GDF*