A Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) decidiu interditar, na manhã desta sexta-feira (25/2), uma residência do trecho 7 do Setor de Chácaras do Lago Norte, por risco de queda da estrutura. Com a forte chuva de quinta-feira (24/2), várias casas da região foram invadidas pela água, após o rompimento de manilhas de águas pluviais.
Para entender todos os problemas causados pela forte chuva, a Defesa Civil esteve no local orientando a população quanto aos riscos e vulnerabilidades com os estragos da chuva. Uma residência do lote 3 foi fortemente invadida pela água, ocasionando o rompimento de uma das paredes da residência, comprometendo a estrutura. Os agentes decidiram, por segurança, interditar a casa e orientar a família a entrar em contato com Cras (Centro de Referência Assistência Social) para acolhimento e acesso a programas sociais.
Ainda no entendimento dos agentes, foi observado que as casas são de baixo padrão construtivo e, por isso, favorecem o abalo estrutural. A Defesa Civil realizou entrega de ajuda humanitária às famílias afetadas pelo alagamento, com cobertores e cestas básicas. Os líderes comunitários estiveram presentes na vistoria da Defesa Civil e ajudarão a orientar a população que permanecerá no locais atingidos pela água.
*Estagiário sob a supervisão de Adson Boaventura