As chuvas na capital federal parecem não dar alívio aos brasilienses em fevereiro. E, nesta semana, não será diferente: a previsão é de céu com muitas nuvens e tempo instável, com temporais esperados a qualquer hora do dia. Até sexta-feira, devem ocorrer trovoadas e rajadas de vento com até 30km/h. As temperaturas devem variar entre 18°C e 28°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). E, com a elevação do calor na atmosfera, aumentam as chances de temporais.
Meteorologista do Inmet, Heráclio Alves afirma que as chuvas contínuas decorrem de instabilidades associadas à alta da temperatura e ao corredor de umidade atmosférica, que se estende da região Norte ao Sudeste do país, passando pelo Centro-Oeste. Essa movimentação das massas de ar ocorre tipicamente no verão. Assim, a expectativa é de que este longo período de precipitações termine só em abril. "Naquele mês, ainda haverá muitos temporais, mas com redução (em relação ao momento atual)", pontua. Em seguida, o Distrito Federal entrará na estação seca, que perdura entre maio e setembro.
Devido à probabilidade de chuvas volumosas, a Defesa Civil emitiu, ontem, alerta laranja para o DF. O aviso é emitido com base no monitoramento dos principais canais de meteorologia do país pelas equipes do órgão. Atualmente, um acordo entre o serviço nacional e as operadoras de telefonia permite o envio de mensagens de texto à população, com informações sobre as condições de risco por causa do tempo e orientações para evitar acidentes.
Registros
De 1º de janeiro até o último domingo, o DF acumulou 1.892 milímetros de chuva. Em um intervalo de cinco anos, essa quantidade só não foi maior do que o verificado em 2020 e 2021. No primeiro bimestre do ano passado, mesmo sem números das estações meteorológicas de Águas Emendadas e Brazlândia, os índices pluviais ficaram em 2.705mm. Em 2020, o total dos dois primeiros meses foi igual a 3.649mm.
A falta de alguns dados se deu por causa de problemas na coleta dos níveis da chuva em diversos dias, segundo o Inmet. Por isso, houve comprometimento das estatísticas mensais. Com base no registrado na estação meteorológica de Brasília — a unidade com histórico mais longo das cinco em operação no DF —, a temperatura média mensal desses meses fica em torno de 21,6°C, em janeiro, e 21,7°C, em fevereiro. No mês passado, o indicador foi de 21,7°C.
Em relação às médias pluviais, também considerada a estação de Brasília, os níveis de precipitação esperados para janeiro e fevereiro são de 209,4mm e 183mm, respectivamente. Até o momento, os dados se inverteram na unidade: em 20 dias, fevereiro teve mais chuvas (208mm) do que o primeiro mês de 2022 (138mm).
Tempo
Confira a previsão para esta semana
Terça-feira (22/2)
Temperatura: 18°C a 26°C
Umidade: 50% a 95%
Ventos: fracos a moderados, com possíveis rajadas
Céu: com muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas
Quarta-feira (23/2)
Temperatura: 18°C a 27°C
Umidade: 50% a 95%
Ventos: fracos a moderados
Céu: com muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas
Quinta-feira (24/2)
Temperatura: 17°C a 29°C
Umidade: 50% a 95%
Ventos: fracos a moderados
Céu: com muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas
Sexta-feira (25/2)
Temperatura: 17°C a 28°C
Umidade: 50% a 95%
Ventos: fracos a moderados
Céu: com muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas
*Estagiário sob a supervisão de Jéssica Eufrásio