Pandemia

Famílias garantem a 2ª dose para crianças

Apesar de chuva, movimento foi intenso em UBS 3 da Vila Planalto. Servidores alegraram as crianças com fantasias, pipoca e algodão doce

A Secretaria de Saúde deu início ontem à vacinação da 2ª dose (D2) para crianças acima de 6 anos que receberam a 1ª aplicação há mais de 28 dias. O anúncio da nova fase de imunização foi feito pelo titular da pasta, Manoel Pafiadache, em coletiva de imprensa na última sexta-feira. Para garantir o ciclo completo para os filhos,nem a chuva contínua de sábado impediu os pais de procurar as unidades básicas de saúde. O movimento foi intenso durante todo o dia na UBS 3 da Vila Planalto.

A fisioterapeuta Michelle Bortoletto, 41 anos e moradora da Asa Norte, não perdeu a chance de levar o filho, João Eduardo, de 10 anos, para se imunizar. "Eu e meu esposo fomos voluntários da coronavac em setembro de 2020, porque tínhamos essa necessidade da vacina chegar logo e o mais rápido o possível em todos. Meu marido também é da área da saúde, ele é médico, e estivemos o tempo todo na linha de frente, e ficamos muito preocupados com o risco de contaminar alguém. Por isso, até chegar a vacina, nos afastamos muito da minha sogra e minha avó. Agora com ele (João Eduardo) vacinado, dá para ficar mais tranquila", enfatiza.

Gerente da UBS 3, Evelyn Heinzen destaca que a procura foi maior do que os servidores esperavam. "Hoje está sendo o primeiro dia que nosso posto está atendendo crianças. Estávamos antes trabalhando com a vacinação de adultos, mas muitos pais vinham aqui procurando para seus filhos. Alguns, inclusive, de famílias vulneráveis, que relataram não ter condições de pegar um ônibus com três ou duas crianças para outra RA (região administrativa). Foi muito nesse desejo de atender essas pessoas que trouxemos esse serviço para esta unidade", explica.

Para alegrar as crianças,servidores se fantasiaram e entregaram pirulitos,pipoca e algodão doce. Até mesmo a Branca de Neve esteve presente. "Acredito muito na vacina e na importância dos pais trazerem seus filhos. Os adultos também devem se imunizar. E as fantasias e doces são uma forma de distrair as crianças que têm medo de injeção. E tem sido tudo muito mágico, muitas vêm me perguntar como eu converso com os passarinhos", contou a servidora Josiane Gomes.

 Volta às aulas

Para Igor Manuel Loreira, 40 anos e morador de Sobradinho II, a vacinação também é uma segurança para o filho Gabriel Alencar, de 6 anos, no retorno presencial das atividades escolares. “Receava esse momento (de volta às aulas), porque ele perdeu a convivência com os coleguinhas na escola. Mas a vacina traz essa segurança”, pontua. Gabriel aproveitou o algodão doce e saiu da UBS 3 com as doses contra a covid-19.

Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 19/02/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Vila Planalto, vacinação de crianças contra a Covid 19.
Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 19/02/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Vila Planalto, vacinação de crianças contra a Covid 19. João Eduardo com a mãe Michelle Bortoletto.
Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 19/02/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Vila Planalto, vacinação de crianças contra a Covid 19. Gabriel Alencar com o pai Igor Manuel Moreira.