Clea Caputo Bastos chegou em Brasília em 1973. Natural de Juiz de Fora (MG), Clea faleceu ontem, aos 84 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.Ela lutava contra uma leucemia há seis anos e, recentemente, teve uma complicação no quadro de saúde.
Ao chegar na nova capital da República, Clea concluiu o segundo grau e fez faculdade de economia. Dedicada à família, cuidou dos nove filhos, entre eles o advogado Francisco Caputo. Ela e o marido, Maurício de Campos Bastos, ficaram juntos por 64 anos, até ele falecer em 2017.
Ao Correio, Francisco destaca a garra e a determinação da mãe. "Ela era uma mulher de uma força extraordinária e sempre foi muito disciplinada. Ela tinha uma alegria de viver fora do comum. Uma mulher que tinha uma atitude muito positiva em relação à vida. Ela era um exemplo. O grande projeto dela foi a família que ela construiu", diz o advogado. Além dos nove filhos, Clea deixa 24 netos e nove bisnetos.
Francisco lembra que a mãe era o centro da família. "A minha mãe era aquela mulher sábia que a Bíblia descreve. Uma mulher que cuidou da família e encaminhou todos os filhos, deu muita tranquilidade para o meu pai trabalhar, porque ele sabia que a retaguarda estava bem gerida", conta o filho.