Devido às chuvas intensas no Distrito Federal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de risco de chuvas intensas, válido até às 11h desta quinta-feira (17/2). O aviso indica o risco de ventos que podem variar de 60 a 100 km/h, com risco de queda de energia, alagamentos e descargas elétricas.
A previsão do Instituto é que o fim de semana tenha altas “condições para chuvas”. A informação é do meteorologista Olívio Bahia. “O tempo vai ficar nublado hoje (quinta-feira), com chuva no decorrer do dia e em alguns momentos a chuva pode vir acompanhada com raios, principalmente no decorrer da tarde. Pode ser que haja abertura para o sol. Mas o tempo permanece instável”, destaca.
A temperatura varia em mínima de 18ºC e máxima de 27ºC, com umidade relativa do ar entre 55% e 95%. “O fim de semana também terá condições elevadas para chuvas. Essa instabilidade deve permanecer pelos próximos dias”, afirma Olívio.
Com os altos índices de precipitação, fevereiro promete ultrapassar a média de chuva prevista para o mês. Em 15 dias, a região administrativa do Gama choveu mais que o esperado para todo o mês. O projetado para o segundo mês do ano é de 183mm, mas a RA registrou 191,4 mm de chuva até 15 de fevereiro.
O Correio separou algumas dicas para se adotar no período de chuva:
- Não se abrigue debaixo de árvores para evitar queda de galhos e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Em casos emergenciais, acione a Defesa Civil, telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), telefone 193.